X

Diário da Região

22/02/2018 - 00h30min / Atualizado 21/02/2018 - 20h07min

SESC

Pop literário contra a simplificação

Paranaense é autor de 17 livros, entre poesias, romances, crônicas e entrevistas

Anderson Craveiro/Divulgação Poesia e música são combinadas de forma original na obra de Rodrigo Garcia Lopes
Poesia e música são combinadas de forma original na obra de Rodrigo Garcia Lopes

Num momento em que as músicas brasileiras mais ouvidas pelas massas são pra lá de simplificadas, seja na retração de vocabulário ou na redução da quantidade de acordes, ouvir um som vigoroso, poético e original é algo que faz muito bem para a alma.

E é assim com o artista paranaense Rodrigo Garcia Lopes, cujo trabalho musical trafega na contramão dessa simplificação.

Poeta, cantor, violonista e compositor, Lopes refina o pop através da literatura, como bem mostra as canções dos dois discos que marcam sua carreira: Polivox (2001) e Canções do Estúdio Realidade (2016). São essas músicas que permeiam o repertório do show que o paranaense faz em Rio Preto na noite desta quinta-feira, 22, na comedoria do Sesc.

A música de Lopes é alvo da admiração de muitos outros nomes que, como ele, também trafegam na contramão da simplificação: Arrigo Barnabé, Vitor Ramil, Marina Lima, Luiz Tatit e Chico César. Uma admiração que tem como principal causa a pegada poética que o cantautor (termo usado para designar artistas que escrevem, compõem e cantam seu próprio material) imprime em sua obra.

O paranaense é autor de 17 livros (poesia, romance, tradução, entrevistas), obras que já renderam elogios de grandes referências da literatura contemporânea como Paulo Leminski, que elogia "a falta de provincianismo, a abertura cosmopolita, a coragem da informação difícil" que prevalecem sobre a sua escrita. Ou seja, nada mais natural que sua música seguisse pelo mesmo caminho.

No show, ao violão, Lopes conta com a companhia do baterista Eduardo Batistella. Com essa formação minimalista de power duo, a canção brasileira é vitalizada e arejada, aflorando em várias formas através de letras e melodias inspiradas em sonoridades e ritmos variados. Da MPB ao funk norte-americano, passando por ritmos regionais.

Serviço

  • Show de Rodrigo Garcia Lopes. Hoje, às 21h. Sesc Rio Preto (Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333). Gratuito

 

Sensualidade e erotismo

Divulgação Zé Otavio participa da intervenção Retratos Carnais
Zé Otavio participa da intervenção Retratos Carnais

O show de Rodrigo Garcia Lopes é uma das atrações da programação especial do projeto Sonora que o Sesc realiza nesta quinta-feira, 22. E ela tem como tema central a sensualidade e o erotismo do corpo humano, explorada em intervenções e sarau poético.

Uma das intervenções, intitulada Intimidade dos Corpos, é realizada pelos fotógrafos Ilze Ferreira e Bruno Arantes. Em um pequeno estúdio montado na comedoria do Sesc, eles vão convidar as pessoas para serem fotografas em algum tipo de intimidade - seja com o próprio corpo ou com o corpo de um amigo, amante, filho e estranho. Todos os registros feitos ao longo da noite serão impressos e expostos, sendo que os participantes poderão levar as fotografias para a casa.

A programação especial do Sonora também conta com a participação de artistas visuais que exploram a sensualidade e o erotismo em suas obras. Na intervenção Retratos Carnais, Anna Claudia Magalhães, Vladimir Munhoz, Zé Otavio e Ana Claudia Aleixo apresentam criações em diferentes estilos, técnicas e materiais artísticos.

O Sesc fecha a noite com o Sarau Erótico Palavras Lascivas, que apresenta poemas autorais e de poetas consagrados que exalam sensualidade e erotismo pelas palavras. O sarau tem como convidados Juliana Frank, Manoel Herzog, Mariana Delfino, Mayara Ísis, Katiuce Justino e Ubirathan do Brasil. Mas o público presente também pode participar, inscrevendo-se na hora para apresentar um poema.

Também nesta quinta, 22, haverá um espaço no Sesc dedicado aos amantes da astrofotografia, que poderão contemplar a lua e outros astros por meio de um telescópio amador. Todas as atividades da programação são de graça.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso