Diário da Região

10/02/2018 - 00h30min / Atualizado 09/02/2018 - 18h37min

Só para os baixinhos

Carnaval também é sinônimo de diversão para as crianças

É hora de tirar a fantasia do guarda-roupa, pegar o confete e a serpentina e levar as crianças para curtirem toda a animação do carnaval nos eventos pensados exatamente para o público infantil

Maya Brasiliano A Trupe Pé de Histórias vai fazer uma festança no Sesc para a criançada cair na folia com muita diversão
A Trupe Pé de Histórias vai fazer uma festança no Sesc para a criançada cair na folia com muita diversão

Seja com fantasia de unicórnio, pirata, super-herói ou bailarina, o que vale é pular o carnaval do lado das pessoas de quem a gente gosta. E nada melhor do que levar as crianças para também participarem da festa mais popular do Brasil e se divertirem com confete e serpentina. E Rio Preto conta com alguns eventos preparados para receberem os pequenos. A lista de opções tem bailinhos, shows e oficinas para curtir com a criançada.

O Sesc preparou uma programação especial com atividades divertidas para pais e filhos. Neste sábado, 10, das 15h às 18h, as crianças poderão criar pinturas faciais inspiradas nas fantasias de carnaval. Neste domingo, 11, das 14h às 15h, elas irão confeccionar um chocalho para agitar a brincadeira do carnaval. Na segunda-feira, 12, às 14h, está agendado uma oficina de confecção de máscaras. A festa continua às 15h, com o bloquinho do gramado, coordenado por Thiago Kava.

Na terça-feira, 13, das 14h às 15h, as crianças irão confeccionar um brinquedo que lança confetes de carnaval. Na sequência, às 15h, está programado o show Carnaval da Trupe, do grupo Trupe Pé de Histórias, que irá resgatar marchinhas tradicionais e misturar músicas atuais. Com muita música, história, confete e serpentina, o grupo deixa florescer o amor entre um folião e uma boneca que ganha vida.

Samba, marchinhas, brincadeiras e pintura de rosto irão dar o tom do carnaval 2018 do Quintal Food Park. Neste sábado, 10, a partir das 15h, e domingo, 11, a partir das 14h, haverá matinê com atividades direcionadas aos pequenos e concurso de fantasias com premiações. Zeca Barreto faz show no sábado e o grupo Papo de Samba anima o domingo. A entrada é gratuita e sem cobrança de couvert.

Mais folia

Os shoppings da cidade organizam programações divertidas e gratuitas para distrair os pequenos durante o feriado de carnaval. No Riopreto Shopping, neste sábado, 10, domingo, 11, e segunda-feira, 12, das 14h às 18h, serão realizados bailinhos com músicas carnavalescas infantis e do cancioneiro popular, desfile de fantasias e muitas brincadeiras.

Monitores estarão no espaço para brincar com as crianças, que poderão usar fantasias e acessórios disponíveis no local. Haverá também distribuição de confete e serpentina e pintura de rosto. Às 17h, está agendado o desfile de fantasias.

O Plaza Avenida Shopping preparou programação especial para a criançada. Uma das atrações será a oficina carnavalesca com pintura facial, confecção de máscaras, desenhos e brincadeiras temáticas. As oficinas serão realizadas neste sábado, 10, a partir das 13h, e domingo, 11, a partir das 14h, na praça de eventos. Já no domingo, 11, das 16h às 18h, acontece um bloquinho que será animado pelos antigos carnavais de salão, com banda ao vivo, desfile de fantasias, confete e serpentina.

O projeto Domingo é Dia de Teatro, do shopping Iguatemi, vai ser inspirado na festa popular e a criança será a protagonista. A direção do centro de compras pede para que os pequenos peguem suas fantasias para curtir o bailinho de carnaval, com os personagens queridos da garotada, música e diversão. O evento será neste domingo, 11, às 16h, em frente à escola de artes Lígia Aydar.

Ar livre

Quem quiser fugir dos eventos festivos e curtir passeios ao livre com as crianças, o Parque Ecológico-educativo Danilo Santos de Miranda é uma opção. O espaço ficará aberto de sábado, 10, a terça-feira, 13, das 9h às 18h. O Bosque Municipal também é uma opção. Pais e filhos podem visitar o local durante os dias de carnaval, das 9h às 17h. Na segunda-feira, o espaço será fechado para manutenção. A Cidade das Crianças também estará aberta de sábado, 10, até terça, 13, das 9h às 17h.

 

Identificação garante folia tranquila

Carnaval também é sinônimo de diversão para as crianças, que aproveitam os dias de folia para brincar e dançar em bailes e blocos de rua. Os pais, no entanto, devem estar atentos e ter alguns cuidados para garantir que não haja transtornos, como a perda da criança e problemas de saúde.

A primeira orientação é a identificação dos pequenos que vão sair para as festas. "Os pais podem identificar de qualquer forma, com pulseira ou colocar um adesivo colado, ou até escrever no braço da criança. Mesmo as crianças mais velhas podem ficar assustadas e não saber dizer o nome ou o telefone dos pais", diz a supervisora do Setor de Proteção e Apuração da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, Ana Luiza Muller. Ela orienta também para que os pais levem uma cópia ou original do documento de identidade dos filhos.

Alimentação e saúde

Entre as dicas da organização não governamental (ONG) Criança Segura para garantir a tranquilidade do carnaval infantil está o cuidado com a alimentação, oferecendo comidas leves, e com a hidratação dos pequenos. "Mas, lembre-se: na hora de comer é melhor que a criança esteja parada e calma, para que ela mastigue bem e devagar os alimentos, evitando, assim, engasgamento", alerta a entidade.

As roupas para pular o carnaval devem ser leves, sem cordões ou botões pequenos, para evitar acidentes, e os sapatos devem ser confortáveis. Outra dica da ONG é tomar cuidado com adereços, como confete, serpentina, espuma, tatuagens temporárias, tinta e glitter, para evitar casos de intoxicação e sufocamento. Os pais devem observar se os produtos são atóxicos e orientar a criança a não colocar confete na boca, enrolar a serpentina no pescoço ou brincar de jogar espuma nos olhos e na boca de outras pessoas.

(Agência Brasil)

 

Dicas

  • Identifique as crianças com a carteirinha ou pulseiras
  • Não deixe, em nenhum momento, as crianças sozinhas
  • Cuide da hidratação e alimentação
  • Use fantasias leves e calçados confortáveis
  • Evite permanecer com suas crianças em grandes aglomerados e tumultos
  • Oriente seu filho a evitar contato, carona, alimento ou presentes de pessoas estranhas
  • Evite levar objetos de valor como brincos, colares, relógios, óculos e carteira com muito dinheiro

Fonte: Polícia Militar do Distrito Federal

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso