Diário da Região

08/02/2018 - 19h06min / Atualizado 09/02/2018 - 10h24min

CARNAVAL 2018

Blocos dominam a folia em Rio Preto

Não é preciso ir para São Paulo ou Rio de Janeiro para curtir o feriadão; blocos de carnaval irão ocupar as ruas de Rio Preto no ritmo das marchinhas, sambas de época e músicas populares

Mara Sousa 8/2/2018 Integrantes do Aurora - O Bloco querem resgatar as brincadeiras e diversão de carnaval por meio da ocupação da rua
Integrantes do Aurora - O Bloco querem resgatar as brincadeiras e diversão de carnaval por meio da ocupação da rua

Prepare a animação, a fantasia, o confete e a serpentina, o glitter e a disposição que as opções para curtir a folia de carnaval na cidade de Rio Preto são muitas com os blocos de rua. Inspirados nos tradicionais eventos do Rio de Janeiro e São Paulo, os blocos do interior estão crescendo, garantem diversão e levam uma turma animada e interessada em cair na folia na rua. Há opções para todos os públicos.

Se a intenção é viver algo que lembre o carnaval tradicional de rua e ainda encontrar amigos, uma opção é o Aurora - O Bloco, nesta sexta-feira, 9. Com o tema Como é gostoso gostar de alguém, o evento espera receber cerca de 100 pessoas e promete resgatar o tradicional carnaval de rua. "O repertório vai reunir as principais marchinhas", afirma Breno Gutierrez Motta, um dos organizadores. A concentração terá início no Nhô Botequim, às 18h, e termina no Barley Brew Pub, às 23h.

O Aurora, o Bloco iniciou suas atividades em 2017 com o nome de Viúvas do Nhô. Neste ano, o bloco mudou de nome com o objetivo de homenagear o bairro Vila Aurora. "A maioria dos integrantes são frequentadores do bairro." Além do cortejo pelo bairro, será realizado também o projeto de cultura solidária, que levará a brincadeira de carnaval ao lar dos idosos de Engenheiro Schimidt. A ação será neste sábado, 10, às 14h.

Um dos mais tradicionais blocos é o do Vasco, que neste ano terá dois dias de folia. O bloco vai percorrer, neste domingo, 11, às 17h, as ruas do bairro Boa Vista, com entrada gratuita. A concentração, no Vasco, está marcada para às 16h. O bloco também irá participar, a noite, do desfile oficial na avenida Duque de Caxias (Swift/Represa Municipal). Na segunda-feira, 12, a festa continua, a partir das 16h, na sede do Vasco. O uso do abadá é facultativo.

O bloco do Vasco chega a sua sétima edição e é uma iniciativa do Centro Cultural Vasco. Como o tema Mulheres em Movimento, o evento vai homenagear Maria Aparecida Trazzi Vernucci da Silva, Bruna Giojiani de Arruda e Roberta dos Santos Cunha. O evento é indicado para todos os públicos. Um espaço kids com monitores, no centro cultural, será montado para as crianças. "O bloco busca o resgate da memória do carnaval de rua. As pessoas podem ir fantasiadas se quiserem. A ideia é se divertir", afirma o ator Roberto Brito, um dos organizadores.

Com marchinhas e clássicos de todos os carnavais, o bloco Samba Cedrus vai embalar os foliões mais animados de Rio Preto. A turma irá se apresentar neste sábado, 10, às 12h, no Mercadão Municipal, junto com o Bloco do Saci. Além disso, o bloco atuará todas as noite de festa no carnaval do clube Monte Líbano. Neste domingo, 11, às 20h, o grupo participa do desfile oficial na avenida Duque de Caxias, onde também irá cortejar a corte real e acompanhar às alas show Acadêmicos de Rio Preto e Gaviões do Samba.

O samba enredo será apresentado pela cantora Jaqueline Cardoso, pelo mestre Kauê de Oliveira e João. Gustavo Martins Vargas, um dos organizadores do bloco, afirma que o grupo está envolvido com o carnaval de Rio Preto e com os integrantes do bloco. "Nosso objetivo é se unir para celebrar a festa, por isso o tema deste ano é Unidos de Todos os Blocos. Queremos resgatar o carnaval e as tradicionais marchinhas. Tudo com muita paz e alegria."

Turma a favor da paz, alegria e festa

O batuque dos tambores, o colorido das roupas e a dança irão definir o Obará Bloco Afro. Com o tema Beleza Negra, Revolução Preta, o bloco é organizado pelo Coletivo Òbàrá e busca a preservação e manutenção da cultura negra. O evento é formado por alas e músicas que abordarão temas como o fortalecer e a visibilidade do negro. O ritmo ficará por conta dos instrumentos de percussão. O bloco é uma das atrações deste domingo, 11, às 20h, na avenida Duque de Caxias.

A festa de rua continua com o Bloco Ocupa - Ação. Com o tema Diversidade e Miscigenação, o evento será realizado nesta segunda-feira, 12, das 17h às 20h, no Projeto Viver Bem, no Lealdade e Amizade. O evento promote resgatar as principais expressões carnavalescas da cidade com muita marchinha e até concurso de fantasia para crianças. Os três melhores figurinos serão premiados. No domingo, 11, o bloco também participará do desfile oficial na Duque de Caxias.

O melhor da cultura tradicional carnavalesca será visto neste sábado, 10, no Centro de Rio Preto. Contando com a memória afetiva do público, o bloco do Saci, que foi criado em 2004, terá cortejo com saída às 13h no Mercadão Municipal. O tema deste ano é Pulando o Preconceito. O evento também garantiu a participação no desfile oficial deste domingo, 11.

O bloco das Piranhas, com o tema carnaval da Bahia todo mundo quer, foi cancelado. De acordo com Cristina Duarte, uma das organizadores, o bloco teve quer cancelado por questões técnicas e por causa dos custos. "Tínhamos uma verba pequena para arcar com os gastos e não conseguimos patrocínio", revela. O bloco seria realizado nesta sexta-feira, 9, na praça Dom José Marcondes, teria animação da banda Diga Bahia.

Quem encerra a noite do desfile de domingo, 11, é o bloco Vassoura Mágica, que é formado por garis da empresa que realiza a limpeza urbana da cidade (Constroeste).

Programação

Aurora, o Bloco 

  • Sexta-feira, 9, às 19h - Cortejo com saída da rua 9 de julho - Santa Cruz
  • Sábado, 10, das 14h às 16h - Marchinhas de carnaval no Lar dos Idosos de Engenheiro Schmitt

Bloco do Vasco

  • Domingo, 11, às 17h - Cortejo com saída do Centro Cultural Vasco - rua São João, 1840 - Bairro Boa Vista
  • Domingo, às 20h - Desfile oficial - Avenida Duque de Caxias, em frente à Swift
  • Segunda-feira, 12, das 16h às 22h30 - Show de samba no Centro Cultural Vasco

Bloco Samba Cedrus

  • Domingo, 11, 20h - Desfile Oficial - Avenida Duque de Caxias, em frente à Swift

Obará Bloco Afro

  • Domingo, 11, 20h - Desfile Oficial - Avenida Duque de Caxias, em frente à Swift

Bloco Ocupa - Ação

  • Segunda-feira, 12, das 17h às 20h - Show de Grupos e Marchinhas de Carnaval - Projeto Viver Bem, Rua Projetada, s/n, Bairro Lealdade e Amizade
  • Domingo, 11, 20h - Desfile Oficial - Avenida Duque de Caxias, em frente à Swift

Bloco do Saci

  • Sábado, 10, às 13h - Cortejo com saída do Mercado Municipal
  • Domingo, 11, 20h - Desfile Oficial - Avenida Duque de Caxias, em frente à Swift

Fonte: Prefeitura Municipal

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso