X

Diário da Região

08/02/2018 - 00h30min / Atualizado 07/02/2018 - 19h25min

TODOS OS PÚBLICOS

Flautins Matuá lidera folia no Sesc

Espetáculo Fuá Curumim abre programação de carnaval nesta quinta

Divulgação Grupo apresentará espetáculo interativo repleto de danças e ritmos brasileiros
Grupo apresentará espetáculo interativo repleto de danças e ritmos brasileiros

Com o tema Muitos Carnavais, o Sesc Rio Preto inicia nesta quinta-feira, 8, a programação oficial da festa popular brasileira. A atração que abre a temporada é um espetáculo do grupo de pífanos Flautins Matuá, que atua em pesquisas e criações artísticas, inspiradas na cultura popular brasileira. O grupo de Campinas irá apresentar o espetáculo Fuá Curumim nesta quinta, 8, e sexta-feira, 9, das 16h30 às 18h, na comedoria da unidade. A entrada é gratuita.

Fuá Curumim é uma produção infantil interativa que convida as crianças e adultos para um viagem pela cultura popular brasileira. O repertório é formado por músicas autorais, de domínio público e mestres da cultura tradicional, trazendo a sonoridade inspirada na natureza, nos sons dos animais e nas cantigas tradicionais.

As canções exploram ritmos brasileiros como o xote, samba, baião, ciranda, cavalo marinho e maracatu tocados ao dsm de pífanos, viola caipira e percussões, orquestrados e arranjados pensando na sensibilidade musical das crianças. Durante a apresentação, o público é convidado a vivenciar a musicalidade e a corporalidade por meio de brincadeiras com elementos da música percussão corporal, além de danças e coreografias inspiradas na cultura popular.

A banda é formada por Fernando Tocha (pífano e voz), João Arruda (viola caipira, charango, percussão e voz), Yandara Pimentel (zabumba, percussão e voz), Iago Tojal (contrabaixo, percussão, pífano e voz), Marcelo Falleiros (violão, contrabaixo, cavaquinho, percussão e voz), e Marina Reiter (percussão e voz).

Um dos únicos grupos de pesquisa de pífano no sudeste, a equipe tem uma identidade própria. Inspirados no universo lúdico e poético popular brasileiro, o grupo apresenta seus espetáculos e oficinas utilizando o pífano, a percussividade, as danças brasileiras, a cenicidade e a interatividade com o público, como elementos centrais de suas criações artísticas.

O grupo irá completar 16 anos em 2018. Além de Fuá Curumim, o grupo possui espetáculos como o Forró Pifado, que é inspirado no tradicional forró pé de serra, e o Na Pisada, que é uma produção que apresenta um repertório com músicas autorais e de mestres do pífano, como Sebastião Biano, Egildo Vieira e Carlos Malta. A trupe ainda ministra oficinas, que inclui a oficina de construção de pífanos.

Fernando Tocha conta que o grupo desembarca pela primeira vez em Rio Preto e promete fazer uma bela festa no Sesc. "É um espetáculo para todos os públicos, mas tem um carinho especial com as crianças. É para elas se divertirem", explica. Depois dos dois shows em Rio Preto, o grupo volta para Campinas, onde vai comandar o Bloco Matuá no sábado, 10, às 16h, no Barão Geraldo. "O bloco é formado por amigos e admiradores que querem manifestar a cultura popular." Na terça-feira, 13, eles apresentam o espetáculo Fuá Curumim no Sesc Santo Amaro.

Mais festa

A programação de carnaval do Sesc continua até quarta-feira, 14, com shows e oficinas formativas para todas as idades. O Sesc evidencia a diversidade cultural presente na festa. Samba, axé, frevo e marchinhas irão dar o ritmo a grade de atividades.

Serviço

  • Espetáculo Fuá Curumim, do Flautins Matuá. Nesta quinta, 8, e sexta-feira, 9, das 16h30 às 18h, na comedoria do Sesc. Informações: (17) 3216-9300.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso