X

Diário da Região

05/02/2018 - 18h42min / Atualizado 05/02/2018 - 18h42min

CARNAVAL 2018

Rumo à passarela do samba

Escolas de samba Imperatriz Rio-pretense, Império do Sol e Unidos da Boa Vista estão na reta final dos preparativos para o desfile oficial de Rio Preto, que será realizado no próximo domingo

Mara Sousa 5/2/2018 Andreia Cristina, da Imperatriz Rio-pretense, trabalha na finalização de alegorias para desfile
Andreia Cristina, da Imperatriz Rio-pretense, trabalha na finalização de alegorias para desfile

Depois de quatro meses de muito trabalho, as três escolas de samba que vão desfilar no carnaval rio-pretense encaram a reta final dos preparativos de fantasias e carros alegóricos. Tudo para fazer bonito no próximo domingo, 11, quando será realizado o desfile oficial na Avenida Duque de Caxias, em frente à Swift.

A caçula das três agremiações participantes, a Imperatriz Rio-pretense vai contar a história da máscara em seu desfile. "Além de ser algo presente no carnaval, a máscara também nos remete às festas antigas. E esse é o ponto de partida do enredo que vamos apresentar na avenida", diz o carnavalesco Kleber Monteiro.

Com três carros e seis alas, o desfile da Imperatriz parte do antigo Egito, passando pela África até chegar à Grécia, berço do teatro moderno. "Também destacamos o uso da máscara na 'commedia dell'arte', finalizando no carnaval brasileiro, com personagens como o pierrô e a colombina."

Um dos destaques é um carro alegórico que veio de Parintins, cidade do estado do Amazonas que é palco de um dos maiores eventos da cultura popular brasileira.

Envolvendo as comunidades do Solo Sagrado, Vila Toninho e Nova Esperança, a Imperatriz Rio-pretense conseguiu a aprovação de um projeto junto ao ProAC ICMS, e pretende iniciar, logo após o carnaval, um trabalho de captação de patrocínios em empresas. Trata-se do projeto Sambadania, que visa formar e capacitar mão de obra carnavalesca na cidade.

"Vamos investir na formação de profissionais para atuar na área carnavalesca, algo que está em falta na cidade. Desta forma, teremos atividades o ano todo nas comunidades em que estamos presentes, e não dependeremos apenas dos recursos do poder público", destaca o presidente da agremiação, Sérgio Parada.

Do sol à fotografia

Depois de fazer uma trilogia sobre a água, a Império do Sol vai homenagear o astro que lhe dá nome. Com o tema Sol, o Astro Rei da Alegria, o enredo aborda desde a explosão que fez surgir a maior estrela do Sistema Solar, passando por lendas, deuses e deusas até o clima tropical.

O projeto artístico da Império é assinado pela carnavalesca Joana Teixeira, que comanda o trabalho de montagem de fantasias e carros alegóricos em um imóvel no bairro Boa Vista. A previsão da agremiação é de levar cerca de 200 pessoas para a avenida.

"Falamos do sol desde a explosão que deu origem às estrelas até as mitologias ligadas a esse astro, sem deixar de lado questões como a natureza, o clima e a energia solar", explica Vicente Serroni, presidente da Império do Sol.

Presente no carnaval rio-pretense desde 1982, a escola de samba Unidos da Boa Vista presta homenagem ao fotógrafo Edson Baffi, que morreu há exatos sete anos. Um dos nomes importantes no registro da memória da cidade, ele tem sua trajetória contada no enredo O Último Flash, cuja parte artística é comandada pelo carnavalesco Antonio Marques.

"Ao longo da nossa história, prestamos homenagens a inúmeras figuras que marcaram a história de Rio Preto. Foram nomes ligados a diferentes áreas, como o esporte, a cultura e o jornalismo", conta Nelson Ghirotto Júnior, presidente da Unidos da Boa Vista.

Na avenida, serão apresentados três carros alegóricos e seis alas, totalizando cerca de 180 integrantes, boa parte deles ligada à comunidade do bairro Boa Vista. 

Um dos destaques do desfile é a participação de artistas da classe teatral de Rio Preto, que vão dar vida à comissão de frente da Unidos da Boa Vista.

Serviço

  • Desfile oficial das escolas de samba de Rio Preto. Domingo, às 20h. Avenida Duque de Caxias, s/nº (em frente ao prédio da Swift). Gratuito

Duas escolas participam como ala-show

As três escolas que participam do desfile do carnaval rio-pretense deste ano tiveram seus projetos aprovados na edição do ano passado do Prêmio Nelson Seixas, recebendo, cada uma, R$ 40 mil para dar vida às suas criações.

Duas escolas que não tiveram projetos aprovados no Prêmio Nelson Seixas, a Acadêmicos de Rio Preto e a Gaviões do Samba, também vão marcar presença no desfile do próximo domingo, 11, mas com o formato de ala-show. 

Comandada por Wanderlídia Araújo, a Acadêmicos de Rio Preto desenvolve o tema Aquarela das Cores. "Vamos prestar uma homenagem ao músicos Tom Jobim e Vinicius de Moraes", conta.

Já a Gaviões do Samba, que tem como presidente Osmar Rocha, reúne em sua ala show alegorias que remetem ao legado cultural dos índios e dos negros. "Também exploramos a Copa do Mundo, que terá edição este ano."

A apresentação da ala-show antecede o desfile oficial, numa espécie de esquenta, que será animada pela bateria do bloco Samba Cedrus, ligado ao clube Monte Líbano. 

O desfile na Avenida Duque de Caixas, em frente à Swift, também contará com a participação dos blocos do Saci, Obará, Vasco e Vassoura Mágica, além da corte real, formada pelo rei momo Thyago dos Santos, pela rainha Luana Dias David e a princesa Ellen Souza.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso