Diário da Região

19/02/2018 - 18h15min / Atualizado 19/02/2018 - 18h15min

Como vender muito?

Líder do grupo Hoken conta o segredo em livro

Empresário de Rio Preto Hélio Tatsuo, fundador do Grupo Hoken, lança livro em que compartilha tudo o que aprendeu ao longo de sua carreira como vendedor nesta quarta-feira, 21, na Acirp

O empresário Hélio Tatsuo tem experiência de sobra para tratar de um tema aparentemente simples, porém essencial para todas as organizações: saber vender seu produto. Com 30 anos de carreira, ele resolveu documentar toda a sua experiência e compartilhar o seu conhecimento. Nesta quarta-feira, 21, o fundador do Grupo Hoken, lançará o livro Você nasceu para vender muito, pela Editora Gente, às 20h, na Acirp, em Rio Preto.

Na obra, o autor não apenas destrincha o tema, nos seus mais variados aspectos, como também revela que os vendedores, em muitos casos, não nascem prontos. Para chegar no topo é preciso estudar, trabalhar e se dedicar. Tatsuo afirma que o verdadeiro vendedor trabalha em função de uma causa e se dedica em desenvolver habilidades para se diferenciar no mercado.

Natural de Cardoso, Tatsuo escolheu Rio Preto para fundar sua empresa e também viver com sua família. Foi entre uma reunião e outra, no saguão do aeroporto, e até em momentos de lazer, que ele escrevia suas histórias no tablet e smartfone, ou em pedaço de papel, para formatar o livro. A obra, que não é uma biografia, traz informações teóricas e práticas com o objetivo de orientar os profissionais de todas as áreas de atuação a aperfeiçoarem sua capacidade de vender.

Tatsuo conta que quando entrou no mercado de trabalho, ele não tinha o hábito de leitura e havia estudado apenas até o primeiro ano do ensino médio. De origem humilde, começou a trabalhar muito cedo. Aos 10 anos, ajudava o pai nas feiras livres, vendendo peixes. Aos 20 anos, descobriu que era um analfabeto funcional, que é um indivíduo que, embora saiba reconhecer letras e números, é incapaz de compreender textos simples.

Determinação

Com este perfil, ele encontrou muitas dificuldades e poucas oportunidades de carreira. Na sua trajetória, ele deparou com bons tutores e entendeu que precisava estudar para crescer profissionalmente. Tatsuo devorou livros, fez muitos treinamentos e após muita dedicação conseguiu um bom emprego. Nesta saga, ela trabalhou em várias empresas, ocupando o cargo de vendedor, e depois tornou-se um treinador de vendas e gestor de equipes.

O empresário conta que venda não é uma profissão e sim uma habilidade. Segundo ele, não é apenas o vendedor que precisa saber vender. Arquiteto, empresário e até advogado precisa entender o processo de comunicação para produzir o resultado que espera e fugir do fracasso. "Esta habilidade pode ser aprendida com treinamento, metodologia e ciência"

Tatsuo deseja compartilhar seu conhecimento adquirido e desmitificar que é preciso ter dom para ser um bom vendedor. Segundo o empresário, se algum especialista fizesse uma análise comportamental sobre ele, antigamente, diria que ele não tem perfil. "Tenho uma personalidade introvertida, sou tímido e tenho dificuldade em me relacionar. Numa festa, eu sou aquele que fica sentado na mesa quieto. Tenho o estereótipo do verdadeiro japonês."

No entanto, com conhecimento de venda, ele conseguiu mudar de vida. "Coloquei em prática tudo o que aprendi nos negócios e deu certo." Aos 49 anos, Tatsuo é milionário e contabiliza mais de dois milhões de clientes. Sua empresa, hoje, tem atuação no Brasil, Paraguai, Espanha e Portugal. "Baseado em muita pesquisa, eu criei a minha metodologia e forma de vender, e pratico todos os dias."

Nova experiência

O empresário conta que escrever o livro foi algo positivo. Ele pode catalogar e rever algumas informações teóricas e práticas. "Reuni informações que julgo ser relevantes e escrevi de forma simples para que todas as pessoas possam ler. O texto não é rebuscado e tem vocabulário acessível", afirma ele que escreveu a obra nos últimos dois anos.

Tatsuo pretende escrever mais obras. Nesta segunda-feira, 19, antes da entrevista, ele disse que já havia produzido um texto interno para sua empresa. "Quero falar também sobre desenvolvimento, gestão de equipe e liderança. Estou entrando em uma nova fase. Contratei um CEO para minha empresa e terei mais tempo para escrever."

O empresário afirma que as pessoas precisam entender que o segredo do sucesso é a reunião de um conjunto de técnicas e habilidades comportamentais. "A função técnica a gente compra. No entanto, o lado comportamental não. É preciso ter atitude, determinação e garra", afirma Tatsuo, que fundou a Hoken em 1997 e ama Rio Preto. "A cidade é a melhor do Brasil. Aqui tudo é pertinho. Em 15 minutos, estou no shopping, posso jogar golfe e tenho meus amigos."

Serviço

  • Lançamento do livro Você nasceu para vender muito, de Hélio Tatsuo. Nesta quarta-feira, 21, às 20h, na Acirp.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso