A dança dos orixásÍcone de fechar Fechar

A dança dos orixás


    • São José do Rio Preto
    • máx min

Grupo criado em 2014, em São Paulo, com a proposta de promover uma releitura dos aspectos tradicionais da cultura afro-brasileira em diálogo com a contemporaneidade, a Cia. Cambona comanda no Sesc Rio Preto, também neste domingo, 25, uma vivência intitulada Dança dos Orixás.

Por meio dessa vivência, o público é convidado a experimentar a dança da cultura afro-brasileitra. Ao som do tambor, de toques e ritmos como ijexá, congo e barra vento, serão trabalhados os princípios das movimentações de dança de alguns dos orixás presentes nos cultos de candomblé e umbanda.

"Somos um grupo de jovens dançarinos e músicos atuantes e pesquisadores das manifestações populares brasileiras, sobretudo as danças e ritmos ligados à cultura africana. Jovens que cresceram e viveram juntos no mesmo bairro e que, após anos de amizade, encontros e desencontros, decidiram firmar ponto para expressar as artes contidas em seus corpos e conectar-se com outros corpos e mentes", comenta Hércules Laino, um dos fundadores da Cia. Cambona. 

Recorrendo a narrativas da cultura e dos saberes populares, o grupo, por meio de sua vivência, compartilha e propaga com o público valores como a união e o respeito às tradições, aos mestres e, sobretudo, à diversidade. Em São Paulo, o grupo também ministra aulas de dança afro-brasileira e realiza oficinas sobre a mitologia dos orixás.

Serviço

  • Dança dos Orixás, com a Cia. Cambona. Hoje, das 15h às 16h, no Sesc Rio Preto. Gratuito