X
X

Diário da Região

03/02/2018 - 16h53min / Atualizado 03/02/2018 - 16h53min

CARNAVAL

Bloco valoriza a identidade e cultura negra

Obará Bloco Afro promove ensaio neste domingo, 4, no Júpiter Olímpico

Divulgação Integrantes participam do ensaio do bloco que busca a preservação e manutenção da cultura negra
Integrantes participam do ensaio do bloco que busca a preservação e manutenção da cultura negra

Ir a eventos com influências africanas no Brasil é conhecer um pouco mais da história tupiniquim e ainda valorizar a cultura negra em um país que é o segundo maior de população negra do mundo. Neste cenário, o que você vai fazer neste domingo, 4? Já pensou em conhecer um pouco mais sobre a cultura negra local? A dica é você ir às 17h no Júpiter Olímpico para conferir o ensaio da Obará Bloco Afro - Carnaval 2018.

O batuque dos tambores, o colorido das roupas e a dança e a alegria prometem serem as marcas dos bloco afro que, pela primeira vez, vai movimentar o carnaval de Rio Preto. Puxado pela percussão, o bloco quer arrastar e divertir famílias inteiras em Rio Preto. Com o tema Beleza Negra, Revolução Preta, o bloco é organizado pelo Coletivo Òbàrá, que busca a preservação e manutenção da cultura negra e é gerido por cerca de 10 pessoas, que acreditam na ressignificação da ancestralidade, sem esquecer da valorização e afirmação de sua essência.

O bloco é um desdobramento de atividades promovidas pelo grupo, desde 2015, como oficinas formativas de percussão e dança, que sempre buscou uma valorização da cultura negra e o diálogo. "Uma vez por mês fazíamos um evento em nosso espaço independente para mostrar os resultados", afirma músico Vinícius Rocha, um dos membros do coletivo. Apesar de não contar mais com um espaço físico, o Coletivo Òbàrá continua circulando com diferentes ações. O bloco é uma delas. Outras serão divulgadas em breve.

Quem for ao ensaio vai assistir a uma prévia do desfile oficial, que está agendado para o dia 11, às 20h, na avenida Duque de Caxias, em frente à Swift. Na próxima quarta-feira, 7, às 19h, no Abrasa Quilombo Cultural, está programado um novo ensaio antes do espetáculo final. O bloco vai contar com alas e músicas que falarão sobre a valorização da cultura negra e a luta contra o preconceito. O ritmo ficará por conta dos instrumentos de percussão.

Vinícius Rocha afirma que o objetivo do bloco, além de divertir, é levar mensagens pontuais sobre a cultura do povo negro para à avenida. "Vamos mostrar a parte artística, da dança e música, e também mostrar um posicionamento sobre o nosso povo. É uma espécie de ato político. Temos que unir o povo negro por meio de manifestações na rua e também passar uma mensagem que traga reflexão." O evento também servirá, segundo ele, para unir, integrar, fortalecer e dar visibilidade ao negro.

O bloco, segundo Rocha, é aberto para todos os públicos. "Temos uma dinâmica simples e todos podem participar. Quem tiver interesse deve ir no ensaio deste domingo para que possamos ter um evento com organizado no final e para distribuir às camisetas, por exemplo."

Rocha ainda fala da importância do bloco. "É um dos únicos do interior paulista. Mediante muita luta e persistência, pretende-se manter a ação como instrumento de luta do povo negro, pois traz em seu próprio conteúdo ações para superar o racismo e a desigualdade, mas é também festa, alegria, dança, música e ritual."

Serviço

  • Obará Bloco Afro - Beleza Negra, Revolução Preta. Ensaio neste domingo, 4, às 17h, no Júpiter Olímpico. Desfile no dia 11, às 20h, na avenida Duque de Caxias, em frente à Swift. Gratuito.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso