Diário da Região

16/02/2018 - 00h30min / Atualizado 15/02/2018 - 19h31min

FORMAÇÃO

Criar e Valquírias formam parceria

Projeto oferecerá curso de produção audiovisual a jovens de baixa renda

Divulgação Amanda Oliveira afirma que os jovens vivenciam na prática as técnicas e conhecimento do universo do audiovisual, muito além da sala de aula
Amanda Oliveira afirma que os jovens vivenciam na prática as técnicas e conhecimento do universo do audiovisual, muito além da sala de aula

Rio Preto vai ganhar em breve um projeto de desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. A novidade foi anunciada por Amanda Oliveira, fundadora do Instituto As Valquírias, na última semana por meio das redes sociais. Mandinha, como é conhecida, firmou uma parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, iniciativa idealizada pelo apresentador de televisão Luciano Huck.

Com sede em São Paulo, o projeto já atendeu cerca de duas mil pessoas, que passaram pelo programa de formação, desde o início de suas atividades em 2003. O objetivo é dar oportunidade para que os jovens vivenciem o audiovisual como elemento de transformação. O programa de formação também visa a ampliação dos espaços de aprendizagens para além dos muros do instituto e por isso será desenvolvido um núcleo em Rio Preto.

O percurso formativo dos jovens, com duração de um ano em período integral, articula oficinas técnicas e socioculturais. A iniciativa prepara os alunos para trabalharem em TV, cinema, teatro ou publicidade. "Quem vai ganhar são os jovens da periferia de Rio Preto que sonham em se profissionalizar e atuar no mundo do trabalho na área do audiovisual", afirmou Mandinha. Para colocar em prática o projeto, ela contará com a parceria de Adriano Nunes, diretor da Comunic.

Mandinha conta que ficou sabendo do Instituto Criar quando estava em São Paulo para fazer um curso na área de empreendedorismo social. Na sequência, ela mandou um e-mail para o instituto falando do desejo de montar um núcleo em Rio Preto. "Fui convidada para conversar com o pessoal do projeto e resultado foi positivo. Agora vamos abrir um núcleo do instituto, que seguirá toda a sua metodologia."

Nesta segunda-feira, 19, uma equipe do Instituto Criar desembarcará em Rio Preto para informar detalhes da parceria. Segundo Mandinha, cerca de 100 pessoas serão beneficiadas, sendo mulheres e homens, a partir de 14 anos. Poderão participar jovens do Instituto As Valquírias e não integrantes, em situação de vulnerabilidade social e econômica. "A iniciativa é indicada para jovens de baixa renda, que queira ter formação na área audiovisual."

Formação

Ao todo, os estudantes participarão de aulas técnicas com direito a muita mão na massa para colocar em prática tudo que se aprende em sala de aula e realizar diversos produtos audiovisuais. Os núcleos desenvolvem competências específicas em cinco diferentes áreas, que inclui núcleo de arte, fotografia, produção, pós-produção e som.

Os jovens também são convidados a desenvolver e explorar habilidades ligadas à criatividade, expressão, comunicação, história do audiovisual, diferentes linguagens, participação social e mundo do trabalho por meio de oficinas socioculturais. Dois objetivos é que eles conquistem um trabalho e a independência e desenvolvam o protagonismo social. "Eles irão aprender um pouco sobre tudo para estarem preparados para atuar no final do curso de um ano", afirma Mandinha, que espera que Luciano Huck participe da formatura da primeira turma.

Paralelo ao núcleo do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, o Instituto As Valquírias continua dando oportunidade a mulheres, crianças e jovens que se encontram em situação de extrema pobreza, estimulando e potencializando-os por meio do desenvolvimento educacional, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, tornando-se referência mundial, na formação de futuras empreendedores sociais. Informações: portal.institutocriar.org/ e institutoasvalquirias.com.br.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso