O diálogo das linguagens artísticasÍcone de fechar Fechar

IGUATEMI

O diálogo das linguagens artísticas

Programação anual tem início com exposição coletiva de artes visuais


    • São José do Rio Preto
    • máx min

A arte contemporânea rompeu as fronteiras entre linguagens e estabeleceu novas dinâmicas em espaços como galerias e museus, em que a transversalidade tornou-se um ponto comum.

Plataforma consagrada na divulgação da produção artística rio-pretense, o espaço cultural do Shopping Iguatemi, mantido em parceria com o Núcleo de Economia Criativa (NEC), da Acirp, incorpora essa dinâmica em 2018, envolvendo diferentes manifestações artísticas em sua programação anual.

"Em galerias e museus de arte, as atrações vão além das artes visuais. Nossa proposta é estabelecer conexões entre linguagens, de certo modo, distintas, num processo em que um artista se envolve com o universo do outro", comenta a artista plástica Norma Vilar, coordenadora do NEC e responsável pela organização da programação do espaço do Iguatemi.

São cerca de 50 artistas de Rio Preto envolvidos, ligados a áreas como artes plásticas, fotografia, artes cênicas (teatro, dança e performance), literatura, moda e audiovisual. Em grupos - e estabelecendo diálogos entre si - eles vão ocupar o espaço cultural do Iguatemi ao longo de 2018. "Algumas participações serão pontuais, nos eventos de abertura de exposições", explica Norma.

É como foi feito na abertura da primeira exposição do ano, na noite desta quinta-feira, 1º. Com trabalhos dos artistas plásticos Claudia Cabral, Danila Pinheiro, Fabiana Soave, Germana Zanetti, Héstia Tenfuss, Jane Ferrari, Mara Chiavegatti, Newton Malvezzi, Regina Cheida, Sandra Antunes e Thadeu Guerra, a mostra teve em sua abertura apresentação da Camerata Jovem Beethoven e da escritora Samira Camargo.

Estão presentes na programação nomes como Gabriel Pagano, que vai apresentar seu acervo fotográfico do patrimônio rio-pretense em março, mês de aniversário da cidade, ao lado da criadora de moda Debora Buzzo, e o diretor do agrupamento Núcleo 2 Jef Telles, que fará uma viodeoinstalação em parceira com Norma Vilar. A programação também envolve a realização de oficinas aos sábados no Iguatemi.

Serviço

  • Exposição Coletiva NEC II. Até o dia 21, no espaço cultural do Shopping Iguatemi. Gratuito