Diário da Região

15/02/2018 - 23h10min / Atualizado 15/02/2018 - 23h10min

Atenção às 'fake news'

Circula na internet um vídeo publicado em 6 de janeiro deste ano em que o motorista filma um técnico sentado em um ponto de ônibus da avenida Miguel Damha - em frente ao Damha 5, justamente um dos pontos que ganhou novo radar - enquanto um aparelho, fixado ao solo, estaria aferindo a velocidade e multando os condutores.

Amaury Hernandes, coordenador de Mobilidade Urbana de Rio Preto, desmente a informação. O aparelho é justamente utilizado nos estudos de instalação dos equipamentos. "Não é radar, e sim o VDM (velocidade e densidade média), que faz as medições, não autuação", explica. Ele quantifica os veículos que passam, determina de que tipo são e afere sua velocidade, mas não emite multas.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que boatos relacionados a radares surgem em Rio Preto. Em janeiro, o Diário mencionou um vídeo mostrando câmeras em cruzamentos da cidade. O narrador alerta que seria um sistema para multar motoristas sem cinto de segurança, mas a assessoria de imprensa da Prefeitura garantiu que o conteúdo se tratava de  "fake news" - termo em inglês para notícia falsa. Segundo o poder público, as câmeras são apenas para monitoramento do trânsito e não servem para multar.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso