Ação vai atender pacientes do SUSÍcone de fechar Fechar

ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO

Ação vai atender pacientes do SUS


    • São José do Rio Preto
    • máx min

Nesta sexta-feira, 23, o D'Olhos Hospital Dia atenderá 200 usuários do SUS. Os pacientes têm diabetes e fazem parte do programa Doce é a Vida, da rede municipal de saúde. Esta é a primeira edição do D'Olhos em Ação.

As pessoas atendidas pelo programa Doce é a Vida precisam de acompanhamento oftalmológico constante, pois a evolução da doença ocular diabética pode causar a perda total da visão. Os altos níveis de glicose no sangue podem levar ao surgimento de visão turva, catarata, glaucoma, retinopatia diabética e cegueira, principalmente em adultos com idades entre 20 e 47 anos.

Somente passarão por atendimento os pacientes que já tiverem sido agendados e encaminhados pela Prefeitura.

De acordo com Ana Carolina Boldrin Cardoso Lazzaretti, do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DERAC), da Secretaria Municipal de Saúde, a periodicidade do acompanhamento do paciente na rede pública depende da classificação de risco do paciente, podendo variar de bimestral a anual.

O D'Olhos em Ação acontecerá das 12h às 18h da sexta-feira, dia 23. Serão atendidos 30 pacientes por hora, já pré-agendados pela Secretaria de Saúde. O projeto social vai usar cinco dos sete andares do hospital. Dez oftalmologistas estarão à disposição para fazer o atendimento e realizar os exames iniciais.

Caso seja identificada alguma doença, o paciente já será encaminhado para um dos seis especialistas do D'Olhos. Com o diagnóstico final, o paciente agendará o seu retorno à rede municipal com uma funcionária da Prefeitura, que estará no local durante a ação.