Diário da Região

13/02/2018 - 21h10min / Atualizado 14/02/2018 - 08h38min

140 vagas

Saúde 'caça' 140 fumantes que querem largar o cigarro

Tratamento gratuito é oferecido em seis unidades de saúde de Rio Preto

Johnny Torres 30/1/2018 Eli Aparecido parou de fumar há seis meses
Eli Aparecido parou de fumar há seis meses

Rio Preto vai disponibilizar a partir desta quarta-feira, dia 14, um total de 140 vagas gratuitas de tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar. As vagas poderão ser preenchidas em seis postos espalhados pelas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família do Estoril, Vila Toninho, Santo Antônio, Jardim Americano, Solo Sagrado e Jardim Felicidade/Rio Preto 1. Serão 20 vagas em cada uma dessas unidades, exceto no Santo Antônio, com 40 vagas, em horários a partir das 8h.

Os fumantes que desejam pôr um fim ao vício devem procurar uma das unidades e passar por uma triagem, onde serão avaliados emocionalmente e passarão por exames médicos e entrevista.

O tratamento completo tem duração de 5 meses e será dividido em sessões diárias e quinzenais e inclui uso de adesivos, goma ou comprimidos conforme cada caso. Já os tratamentos mensais serão feitos do terceiro ao último mês de avaliação.

As formas para definir a avaliação de cada paciente ocorrerão de acordo com a análise feita pela equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro e psicólogo. De acordo com a psicóloga e coordenadora do programa, Maria Isabel Cervo, "o mais importante é que o paciente esteja disposto a parar de fumar, não atribuindo apenas a sua cura aos medicamentos que são oferecidos, mas também às rotinas de comportamento".

O pedreiro Eli Aparecido Bernardo, 52, foi um dos que conseguiram parar de fumar graças ao tratamento. "Fumava desde os sete anos e com o passar dos tempos eu não comia direito, tinha insônia e cansaço. Antes, meus filhos falavam que eu cheirava mal, hoje, sinto o gosto da comida, melhorou muito", conta.

O grupo funciona há nove anos, e só no ano passado 174 pessoas conseguiram parar de fumar e os que não conseguem são orientados por médicos e agentes de saúde a persistirem no tratamento.

Advertência

Em fevereiro de 2002, o Brasil tornava obrigatório o uso de imagens de advertência nas embalagens de cigarro. A medida, que completa 16 anos, fazia parte de uma pacote de leis restritivas ao uso do cigarro pela população que na época, segundo pesquisas, atingia números próximos a 25% em algumas regiões do País. A medida se mostrou acertada, já que as últimas pesquisas indicam que aproximadamente 15% da população brasileira seja fumante.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tabagismo é reconhecido como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco.

A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Conforme a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

(Colaborou Nando Silva)

Onde procurar pelo serviço

Local, dias e horários

UBS Santo Antonio

  • Segundas-feiras, 17h, 20 vagas, e quintas-feiras, 15h, 20 vagas
  • Rua Ida Tagliavini Polachini, 580, Jardim Santo Antônio, (17) 3206-2088

UBSF Jardim Felicidade/Rio Preto 1

  • Segundas-feiras, 9h, 20 vagas.
  • Av. Marginal 02, S/N, Jardim Felicidade, (17) 3215-3601

UBSF Vila Toninho

  • Terças-feiras, 15h, 20 vagas
  • Rua Maria Onofre Lopes Santos, 610, Vila Toninho, (17) 3238-2022

Centro de Saúde Escola Parque Estoril

  • Quartas-feiras, 14h30, 20 vagas
  • Rua Caetano Elzo Rogerio, 1.800, Jardim Ouro Verde, (17) 3226-3033

UBS Solo Sagrado

  • Quintas-feiras, 8h, 20 vagas
  • Rua Beatriz da Conceição, 406, Solo Sagrado, (17) 3219-9320

UBSF Jardim Americano

  • Sextas-feiras, 8h, 20 vagas
  • Av. Antônio Tavares Pereira Lima, 755, Vila Americano, (17) 3224-9389

Triagem a partir desta quarta-feira, dia 14 de fevereiro

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso