X
X

Diário da Região

24/02/2018 - 14h43min / Atualizado 26/02/2018 - 09h08min

TREINO RÁPIDO

Já ouviu falar no Hiit? É febre nas academias de Rio Preto

Treinos muito curtos e de alta intensidade figuram entre os mais procurados nas academias

Johnny Torres 21/2/2018 Mauricio Malumbres -Educador Físico e Lorena Fernandes Destro
Mauricio Malumbres -Educador Físico e Lorena Fernandes Destro

Ir para a academia todos os dias e fazer treinos de uma hora ou treinar de 4 a 30 minutos, duas a três vezes por semana e de quebra obter melhores resultados? A segunda opção, à princípio parece ser mais tentadora, não é mesmo?

Menos tempo na academia e mais resultados. Essa é a proposta do HIIT, o High-Intensity Interval Training, ou, em português, Treino Intervalado de Alta Intensidade, técnica que está ganhando cada vez mais espaço nas academias de Rio Preto.

Existem mais de dez academias na cidade que oferecem treinos com esse conceito.O objetivo é a queima calórica com diminuição do percentual de gordura. Em outras palavras: secar a barriga. 

Apesar de não ser um tipo de treinamento novo, foi agora, no fim do ano passado e início deste ano que o HITT começou a ganhar destaque nas academias, que criaram pacotes específicos para o chamado treino rápido.

“Além de ser um treino rápido, o HITT está sendo muito procurado por sua eficácia. Estudos apontam que ele acelera perca de gordura. E o melhor: é um treino ideal para pessoas com pouco tempo para ir nas academia”, disse Mauricio Malumbres, educador físico de uma academia de Rio Preto.

Não é para qualquer um 

Mas, calma! Apesar de ser um treino rápido, o HIIT não é para qualquer um e também não é recomendado praticar sozinho. Trata-se de um treino de alta intensidade com uma técnica complexa. O conceito por trás do HIIT é o de que durante as alternâncias entre ação extrema e repouso, o organismo é obrigado a fazer adaptações muito rápidas, promovendo mudanças positivas para o fortalecimento muscular, condicionamento cardiovascular e metabolismo. E é isso que faz queimar mais calorias.

Segundo o Educador Físico Leandro Montanari além de estar com a saúde em ordem, para fazer o HITT é necessário já ter um certo condicionamento físico. Ou seja, não é para principiantes e sedentários.  “O treino é adaptado individualmente. Um adolescentes de 15 anos, por exemplo, pode fazer o treino, mas neste quadro vão ser passadas atividades mais leves, que ajude o equilíbrio do aluno. Já quem treina há mais de dois anos, são passados treinos com mais cargas. Existe uma grande variedade de exercícios e combinações, que vão desde o iniciante até o mais avançado”.

Condicionamento físico

No pico do exercício, por exemplo, o coração pode ser obrigado a bombear até cinco vezes mais sangue do que a quantidade injetada em repouso. Isso deixa o músculo cardíaco mais forte e favorece a flexibilidade dos vasos sanguíneos.

Por isso, para fazer o treinamento HIIT é necessário já ter um condicionamento físico razoável. Além disso, é necessário levar em considerações se o aluno tem problemas cardíacos ou ortopédicos. Isso pode inviabilizar o treino. Portanto, o ideal é que haja uma avaliação médica prévia.

Pós-treino

Além da alta intensidade, outra grande diferença do HIIT em relação aos exercícios convencionais está no pós-treino. O período após a realização de exercícios é chamado de "EPOC" (Excess Post-exercise Oxygen Consumption), ou seja, consumo excessivo de oxigênio após o exercício. Geralmente, esse consumo ocorre nas duas horas posteriores à prática de exercício físico. Ou seja, os resultados continuam, mesmo após o treino.

O HIIT também não é exclusivo das academias. O conceito pode ser adotado em outras modalidades como corrida, bike, funcional e esportes aquáticos. Apesar de rápido, o HIIT é um treino complexo. O programa de treino para o aluno deve ser elaborado individualmente, pois o educador precisa estar atento à intensidade, frequência e descanso. Um erro nesse cálculo pode comprometer sua saúde e o resultado do treino.

Lorena Fernandes Destro resolveu aderir ao HITT e está gostando.  “Faz um mês que entrei na academia e há duas semanas que faço esse tipo de treino. Comecei a usar esse método porque é muito bom para perder peso”.

(Colaborou Luciano Ramos)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso