X

Diário da Região

21/02/2018 - 00h30min / Atualizado 20/02/2018 - 22h31min

RIO PRETO

Paciente dá tapa em rosto de médica de UBS e é presa

Mulher, que está grávida, já teria tido problemas anteriores com a ginecologista

Johnny Torres 20/2/2018 Prédio da UBSF Jardim Simões/Renascer, onde ocorreu a briga
Prédio da UBSF Jardim Simões/Renascer, onde ocorreu a briga

Uma ginecologista e uma técnica de enfermagem foram agredidas por uma paciente na manhã desta terça-feira, 20, na Unidade Básica de Saúde da Família Jardim Simões, no Renascer. A médica Ana Paula Lago levou um tapa no rosto. Segundo relato à polícia, ela e sua colega Viviane Luzia Daloia, de 37 anos, que está grávida, foram xingadas e ameaçadas por Yasmin Reis dos Santos, gestante que está em acompanhamento pré-natal e que já teria causado problemas na unidade anteriormente.

De acordo com o boletim de ocorrência, o marido de Yasmin, o serralheiro Edilberto Cordeiro de Araújo, de 28 anos, a ajudou a danificar a porta do consultório da médica. Eles quebraram a fechadura e parte da madeira. Eles saíram do local, mas foram encontrados pela Guarda Civil Municipal, que os conduziu à Central de Flagrantes. O delegado Marcelo Parra deliberou pela prisão de ambos por dano qualificado. Nenhum dos dois pagou a fiança de R$ 954, por isso foram encaminhados à Delegacia de Investigações Gerais (DIG), onde aguardam a audiência de custódia. Yasmin também responderá por desacato e ameaça. O tapa, a depender do exame de corpo de delito, poderá ser qualificado como lesão corporal ou vias de fato.

De acordo com o delegado, em outubro do ano passado Yasmin já havia ameaçado Ana Paula, o que a médica teria comunicado na UBSF. Por isso, o acompanhamento da paciente ficaria a cargo de outra profissional. "Segundo os funcionários, há vários agendamentos que a Yasmin não foi, não justificou. O último foi marcado pelo marido dela, que marcou sem passar pelo corpo de enfermagem, e as pessoas não sabiam e marcaram justamente com essa médica. Lá chegando houve esse atrito novamente", afirmou.

Yasmin alegou ter agredido a médica porque ela se recusou a prestar o atendimento. Ela e o marido não apresentaram resistência ao serem levados pela guarda civil municipal.

Saúde repudia

Em nota emitida pela Secretaria Municipal da Saúde, o secretário adjunto Antonio Baldin repudiou qualquer tipo de agressão a seus servidores, "que estão a serviço da população e merecem respeito e apreço".

De acordo com a pasta, foram registradas 96 manifestações de funcionários relatando terem sido desacatados desde janeiro de 2016 até 14 de fevereiro deste ano. A Secretaria orienta que o paciente que se sentir lesado entre em contato pelo Disque Saúde ou pela ouvidoria da Secretaria, reclame à gerência da unidade ou procure um advogado para impetrar a ação pertinente.

A pasta garantiu que vai ajuizar ação para ressarcimento dos prejuízos causados nesta terça-feira, 20, sob pena de inclusão em dívida ativa, pois o patrimônio pertence à população.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso