X

Diário da Região

05/02/2018 - 22h42min / Atualizado 05/02/2018 - 22h42min

FIM DE TARDE

Céu 'tingido' de laranja chama a atenção durante pôr do sol

Colaboração/Ademir Zamonari Céu ficou alaranjado no fim da tarde de domingo
Céu ficou alaranjado no fim da tarde de domingo

Um céu alaranjado e com pitadas de vermelho tomou conta de Rio Preto e região no final da tarde deste domingo, 4. A cena, não tão comum, foi clicada por alguns moradores da cidade.

A pedido do Diário, o meteorologista Ernesto Alvim, do posto de São Paulo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), analisou as imagens. Ele acredita que o céu se pintou de laranja graças à névoa seca. "Na hora do pôr do sol, os raios solares atravessam uma parte maior da atmosfera. Se ela estiver com poluição, vai aparecer essa cor mais avermelhada, que é a poeira que está no ar."

De acordo com o site Climatempo, a névoa seca é uma massa de ar misturada com partículas sólidas, a poluição. Quando ela surge, a umidade relativa do ar está sempre abaixo dos 80%. Foi o que ocorreu neste domingo, das 11h às 21h, de acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O principal "vilão" da poluição é o material particulado, que pode ser de 2,5 ou 10 micrômetros e mede menos que um milímetro. Ele entra nas vias respiratórias. As substâncias podem desencadear crises de asma, rinite, bronquite, derrames e tumores.

De acordo com Alvim, é mais fácil ter o fenômeno do céu laranja no pôr do sol graças aos ângulos dos raios. "Está atravessando uma parte maior da atmosfera, os raios estão bem inclinados. Normalmente meio-dia, em que estão na vertical, é mais difícil ver."

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso