X
X

Diário da Região

27/02/2018 - 22h00min / Atualizado 27/02/2018 - 22h00min

Nova Aliança

Matança de animais revolta moradores

Padre promoveu bênção de animais domésticos como forma de alerta

Fotos: Colaboração WhatsApp Moradores participam de missa seguida de bênção dos animais, na paróquia de Nossa Senhora Aparecida; no detalhe, acima, um dos cães mortos
Moradores participam de missa seguida de bênção dos animais, na paróquia de Nossa Senhora Aparecida; no detalhe, acima, um dos cães mortos

A morte de animais domésticos por envenenamento provavelmente por "chumbinho" está revoltando os moradores de Nova Aliança. Pelo menos 21 cachorros e gatos foram encontrados mortos na cidade desde o último dia 19 de fevereiro.

"Fizemos o laudo técnico completo em um dos animais em laboratório específico e acusou a presença de 'chumbinho', tanto no laudo técnico como no visual", disse Fabrício Sperandeo, integrante dos Anjos Protetores, ONG que está atuando para tentar esclarecer as ocorrências e chegar ao responsável. Uma veterinária de Nova Aliança fez necropsia em alguns animais e encontrou o veneno granulado dentro, confirmando o provável tipo de produto utilizado no crime.

A situação em que os animais são encontrados choca e causa revolta nos aliancenses. Foram encontrados mortos tanto em chácaras como na zona urbana da cidade, ao que tudo indica por carne envenenada. "Eles vomitam sangue, têm os olhos estourados, sofrem e se corroem por dentro. É muito triste a situação. Os animais morrem após 30 minutos de ingerir a comida com veneno", comentou Fabrício, que perdeu três de seus cachorros vítimas do envenenamento.

A Polícia Civil de Nova Aliança tem usado imagens de câmeras na investigação do crime. "Encontramos e ouvimos três suspeitos, mas ainda não produzimos provas concretas de que foram eles. Estamos apurando", afirmou Murilo Viegas, escrivão da delegacia. "Precisamos de imagens ou testemunhas que tenham visto as pessoas mexendo na comida dos animais ou jogando alguma coisa para comerem", acrescentou. Foram registrados 16 boletins de ocorrência envolvendo mortes de animais.

Muitos comentários e denúncias da situação são feitas pelas redes sociais, dificultando o trabalho da polícia. "É importante a população vir na delegacia e dar a informação para pôr a denúncia no papel", disse o escrivão.

No último domingo, 25, ao menos 200 pessoas estiveram presentes na paróquia Nossa Senhora Aparecida para bênção de animais. "Devido ao que aconteceu tive a ideia de abençoar os animais. O pessoal trouxe cachorros, gatos e tartarugas. Mais no sentido de valorizar os animais mesmo", disse o padre Rafael. 

Veneno proibido

Conhecido popularmente como "chumbinho", o veneno é utilizado na área agrícola para controle de pragas de solo e tem venda proibida pelo governo federal. "Não existe venda de chumbinho em Nova Aliança, é um veneno com venda controlada. Caso o agrônomo ou sitiante esteja precisando desse veneno, ele tem que ter uma receita e dar nome e RG na compra", explicou Luciano Lourenço, secretário municipal de Meio Ambiente. 

O secretário disse ainda que a Prefeitura está contribuindo com as investigações com informações para a polícia da cidade ao recolher todas as imagens dos prédios públicos e das praças que têm câmeras de monitoramento.

Aos responsáveis pelo crime, segundo a lei 9.605/1998, o envenenamento de animais pode ser considerado crime ambiental e, em caso de condenação, dar detenção de três meses a um ano, mais multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal.

(Colaborou Victor Stok)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso