X

Diário da Região

18/02/2018 - 00h30min / Atualizado 17/02/2018 - 18h41min

FAXINEIROS AQUÁTICOS

Mergulhadores limpam prainha de Sales hoje

Serão cerca de 50 mergulhadores que, com o apoio da Prefeitura da cidade e da Polícia Ambiental, deverão recolher até cinco toneladas de lixo do Cervinho

Divulgação Sales é a quarta cidade a receber a ação de limpeza do projeto
Sales é a quarta cidade a receber a ação de limpeza do projeto

A prainha de Sales recebe neste domingo, 18, a ação do Projeto Rio Limpo. Serão cerca de 50 mergulhadores que, com o apoio da Prefeitura da cidade e da Polícia Ambiental, deverão recolher até cinco toneladas de lixo do Cervinho.

"A gente já andou lá, sabe que tem muito lixo", afirma Flávio Garcia Leal, de 38 anos, um dos idealizadores do projeto, que desde o ano passado coletou pelo menos 6,5 toneladas de resíduos dos rios de Ubarana, Buritama e Mendonça. Depois de tirado da água, o lixo é encaminhado à destinação correta com o caminhão da Prefeitura.

A ideia do Projeto Rio Limpo surgiu em 2017. Tudo começou com um grupo de 20 mergulhadores que praticam pesca subaquática e ficaram incomodados com as situações dos rios da região. "No início, a gente fazia a remoção da sujeira de modo aleatório. Conforme a gente encontrava o lixo, jogava no barco. Mas no período da piracema, quando a pesca é proibida, convidei alguns amigos para fazer a limpeza dos rios. Dessa forma, deixamos a pesca de lado e aderimos à causa, promovendo a limpeza do meio ambiente", contou o empresário ao Diário.

Além dos objetos mais "corriqueiros", como garrafas pet, e latinhas, o grupo já encontrou itens inusitados durante os mutirões. "Acha pneu, já tiramos chassi de carro, motor de uma moto, cadeira, mesa, guarda-sol, geladeira, janela, porta", enumera Flávio.

Tanta poluição atrapalha o ecossistema aquático por não fazer parte dele. "O peixe vê pedaços de sacola e plástico, acaba comendo, morre. A gente encontra muita rede abandonada com peixes mortos. Acaba contaminando a água", alerta. "O pessoal esquece que é a água que a gente bebe, a gente tira o nosso alimento do rio", afirma. Em Sales, a ação começa às 9h e termina ao meio-dia.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso