Diário da Região

23/02/2018 - 22h39min / Atualizado 23/02/2018 - 22h39min

MARINÓPOLIS

Conheça a história de superação do futuro médico João Pedro

Com paralisia cerebral associada à hidrocefalia, o rapaz de 18 anos não desistiu do sonho de ser médico e passou em duas universidades federal de medicina de Minas Gerais. As aulas começaram nesta semana

Arquivo Pessoal João Pedro
João Pedro

O lema do estudante João Pedro de Souza Silva, 18 anos, é "superar as dificuldades impostas pela vida". Com um quadro de paralisia cerebral associado à hidrocefalia, ele não desistiu do sonho de cursar medicina. O rapaz, que faz tratamento no Instituto Lucy Montoro, em Rio Preto, foi aprovado em dois vestibulares públicos para ser médico através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e começou nesta semana os estudos para se tornar doutor.

"Eu sempre busquei nos estudos compensar as minhas limitações físicas. Por eu já ter sido paciente (e vou continuar sendo), creio que sendo médico posso ajudar as pessoas com a aceitação de suas condições e na busca de seus tratamentos. Ou seja, quero ter uma relação humanizada ao máximo com meus futuros pacientes, ajudando-lhes na cura", explicou João Pedro. O jovem mora em Marinópolis, região de Jales, e já prepara a mudança para Uberaba, Minas Gerais, onde cursará medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Ele também foi aprovado na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, mas preferiu Uberaba pela maior proximidade com sua terra natal.

As complicações do rapaz surgiram no momento do parto e o deixaram com danos permanentes em membros inferiores, dificultando o seu desenvolvimento para andar e se equilibrar. "Muitas vezes sofri preconceito por causa disso. Infelizmente, ainda vivemos em um país que não aceita as diferenças. Por causa da minha deficiência, várias vezes eu fui rejeitado em grupos de pessoas, além de sofrer com o preconceito implícito. Para mim foi muito triste conviver com essas situações retrógradas", afirmou.

Para dar a volta por cima nas dificuldades, a rotina de estudo era de ao menos dez horas diárias, entre o ensino regular pela manhã, vídeo aulas pela tarde e cursinho pré-vestibular em Jales pela noite. Nos finais de semana, a rotina do estudante era a resolução de simulados e exercícios. Toda a formação regular dele foi em escolas públicas de Marinópolis.

Outros talentos

Além da dedicação aos estudos, João Pedro chegou a fazer shows sertanejos em Marinópolis. "Cantar me ajudou muito a deixar a mente tranquila para os vestibulares. Eu já fiz shows e tentei a carreira musical. No entanto, é muito complicado dar certo na música, já que a região é pequena e tem muitas pessoas envolvidas na área", afirmou João Pedro.

O estudante também foi finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016 e conquistou medalhas de prata e bronze. "Nessa competição foram escritos 50 mil textos e eu fiquei entre os 38 melhores do País, que foram para a publicação de um livro de finalistas do Ministério da Educação", disse o estudante. "Esses resultados motivam as pessoas a buscarem o sucesso mesmo com as dificuldades impostas pela vida", finalizou João Pedro.

(Colaborou Victor Stok)

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso