Diário da Região

21/02/2018 - 22h36min / Atualizado 21/02/2018 - 22h36min

EDUCAÇÃO

Inscrições para o Fies vão até o dia 28

Três faculdades de Rio Preto oferecem 212 vagas de financiamento estudantil

Arquivo Pessoal Nathália e Jaqueline vão tentar o financiamento para o curso de medicina
Nathália e Jaqueline vão tentar o financiamento para o curso de medicina

Estudantes têm até o dia 28 de fevereiro para tentar vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em Rio Preto, três universidades oferecem 212 vagas.

O Fies 2018 traz novidades. Uma das principais mudanças é a oferta de 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis de acordo com o banco onde for fechado o financiamento.

São três modalidades oferecidas. A primeira é destinada a estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos - são as 100 mil vagas a juro zero. A segunda e a terceira, chamadas de P-Fies, são para alunos com renda de até cinco salários mínimos - sendo a segunda com 150 mil vagas para alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a terceira com 60 mil vagas para outras regiões do País.

Outra alteração é quanto ao início do pagamento. Antes, havia carência de 18 meses após a conclusão do curso. Agora, o estudante deverá iniciar o pagamento no mês seguinte ao término do curso. O prazo máximo para quitar a dívida é de 14 anos. O resultado na modalidade Fies sai em 5 de março. No P-Fies, em 12 de março.

As estudantes Nathália Cristina Morelli e Jaqueline Amorim Pereira vão fazer inscrição no Fies para o curso de medicina em Fernandópolis. Ambas tiraram média de 670 no Enem. "Não tentamos nenhuma outra modalidade de bolsa, estamos focada no Fies, por termos mais chances em relação à renda," disse Nathália, que teve o primeiro dia de aula no curso de medicina na Universidade Brasil, nesta segunda-feira, dia 19.

De acordo com o Ministério da Educação, ao contrário do Sisu e do ProUni, não há como levantar a distribuição de vagas por Estado ou cidade, já que elas variam de acordo com as etapas do processo e a busca por financiamento. Ainda segundo o MEC, só será possível saber o número contratos firmados após todos os processos.

O Diário levantou que, em Rio Preto, Unirp (105 vagas), Unorp (60), Unilago (47) e Unip (não informou o número) oferecem vagas.

A coordenadora do setor de bolsas da Unirp, Hélida Paula de Menezes, contou que por conta da nova politica de financiamento do programa o número de vagas oferecidas despencou. "Até o final de 2017, tivemos uma redução de 90% das vagas ofertadas. Hoje, temos 105, mas não sabemos se todas elas serão efetivadas."

Durante o curso, o estudante financiado deverá pagar mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde à parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, dessa forma a parcela da amortização será variável com a renda. Nos casos de o estudante não ter renda, será cobrado apenas o pagamento mínimo.

 

Inscrição

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Para se inscrever para as modalidades Fies e P-Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P-Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

Para se inscrever no processo seletivo, acesse o Sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção, no endereço: https://fiesselecao.mec.gov.br e clique em "Primeiro Acesso".

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso