X

Diário da Região

05/02/2018 - 22h31min / Atualizado 05/02/2018 - 22h31min

Bolsa de Estudos

Estudantes disputam vagas no Prouni com as notas do Enem

que prestaram o Enem em 2017 podem concorrer, a partir de hoje, às 1.298 bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares da região. Inscrições terminam na sexta-feira, 9

Johnny Torres 5/2/2018 O estudante Matheus Eduardo Santanna da Silva vai tentar bolsa em engenharia civil
O estudante Matheus Eduardo Santanna da Silva vai tentar bolsa em engenharia civil

Estudantes interessados em uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem se inscrever para o processo seletivo do primeiro semestre. O programa oferece vagas integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior. Em Rio Preto e região são 1.298 bolsas. O prazo é curto, começa nesta terça-feira, 6, e termina já na sexta-feira, 9.

Podem concorrer às vagas do Prouni os alunos que fizeram o Enem em 2017, obtiveram nota maior que 450 pontos na média e não zeraram a redação. Na inscrição é possível escolher até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida.

Para efetuar a inscrição, o candidato precisa acessar o site https://siteprouni.mec.gov.br/. É preciso informar o número do Enem e a senha mais recente cadastrada no exame. Caso o aluno tenha esquecido, o sistema oferece a possibilidade de recuperar esses dados.

O estudante Matheus Eduardo Santanna da Silva, de 18 anos, está na expectativa de realizar o sonho de cursar engenharia civil. Ele fez uma pontuação que não considera alta. "Pra mim, foi uma nota baixa. Mas tudo depende da nota de corte. Vou me inscrever. Eu sempre quis fazer engenharia civil", conta Matheus que já garantiu 45% de desconto na mensalidade através do programa Quero Bolsa. "Vou começar a faculdade neste ano. Se não der pelo Prouni, já garanti um desconto". Em Rio Preto, são 14 vagas integrais para o curso.

As bolsas oferecidas são nas áreas de biológicas, exatas, humanas e tecnológicas e conferem diplomas nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Há vagas inclusive para medicina, com 23 bolsas integrais e parciais em Catanduva e Fernandópolis. Os cursos com maior oferta de oportunidades são educação física, pedagogia, administração e direito. Juntos, somam 606 bolsas - 46,9% do total.

Luana da Matta, 19 anos, fez um ano de cursinho e o resultado veio: o desempenho dela no Enem melhorou consideravelmente de um ano para o outro. Na última prova ela pontuou 820, mais de 200 pontos em relação ao exame de 2016, quando fez 590. "Quero fazer direito. Fiquei na lista de espera da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e agora vou tentar uma bolsa pelo ProUni porque não tenho condições de pagar a faculdade. Meu sonho é ser defensora pública, tem muita gente sem acesso à Justiça e por falta de informação. O meu maior desejo é poder trabalhar e contribuir com quem precisa".

Quem pode se inscrever

Podem concorrer às bolsas integrais os candidatos com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

A primeira chamada do Prouni está prevista para 12 de fevereiro, com período de comprovação de informações para matrícula entre os dias 15 e 23 do mesmo mês. A segunda chamada deve ser divulgada em 2 de março, com matrícula entre 2 e 9 de março.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso