X
X

Diário da Região

24/02/2018 - 00h30min / Atualizado 23/02/2018 - 22h54min

DIARINHO

Estudantes de Votuporanga e Rio Preto trocam cartas

Alunos de escola de Rio Preto trocam correspondência e fazem amizade com crianças de Votuporanga

Mara Sousa 21/2/2018 Miguel, Yasmin e Ana Gabriela estão 
empolgados 
com o projeto
Miguel, Yasmin e Ana Gabriela estão empolgados com o projeto

Enviar cartas ficou no passado diante da internet e das inúmeras maneiras de se comunicar atualmente, certo? Errado. Pelo menos para alunos do 4º ano da escola municipal Regina Mallouk, no bairro Santa Clara, em Rio Preto.

Os estudantes iniciaram neste ano uma troca de correspondências com alunos do Centro Educacional Municipal Professora Maria Martins e Lourenço, de Votuporanga, e ao longo do ano continuarão trocando cartas sobre si mesmos e sobre a cidade em que vivem. É uma forma de conhecer outra cidade pelo olhar de colegas da mesma faixa etária e fazer novos amigos.

"Coloquei que gosto de futebol, chocolate e macarrão", disse Miguel Coelho da Silva, 9 anos. Inicialmente, nas cartas de fevereiro, os estudantes rio-pretenses se apresentaram e falaram sobre sua vida. "É importante escrever porque é uma forma de mostrar o que sentimos para outras pessoas", afirmou Yasmin Prates, 9.

Nas próximas etapas, os estudantes deverão apresentar o município em que vivem e mostrar aos colegas de correspondência as belezas de suas cidades. "Vou explicar que em Rio Preto temos a Biblioteca Municipal, a Represa e o Planetário, meus lugares preferidos aqui", disse Miguel. "Mas também quero conhecer os lugares mais importantes de Votuporanga", acrescentou. "Vou falar dos shoppings da cidade e de que gosto de sair para passear com minha família", afirmou Ana Gabriela Souza Araújo, 9.

Os alunos poderão fazer desenhos dos lugares que gostam e mostrar aos colegas de correspondência. "Vou desenhar pessoas passeando no shopping, na Represa, no Bosque e no Parque Ecológico", falou Yasmin Prates, 9.

Escrever cartas é uma maneira de utilizar os recursos da língua portuguesa. "Já que o currículo pede o ensino de cartas, vamos aprender de forma prática, para que as crianças vejam o uso social das correspondências em um mundo tecnológico", disse o professor Leandro Ferreira, um dos responsáveis pela organização da atividade.

Até dezembro deste ano está sendo agendado um encontro entre as turmas em Votuporanga e em Rio Preto. "A ideia é eles se conhecerem pessoalmente também", finalizou o professor.

(Colaborou Victor Stok)

 

Vamos dar risada

Mudanças

  • Joãozinho via um antigo álbum, quando viu uma foto e foi perguntar para sua mãe:
  • - Mãe, quem é esse homem bonitão ao seu lado?
  • - É o seu pai - respondeu a mãe.
  • E Joãozinho disse:
  • - Então quem é aquele gordo careca sentado no sofá?

Caiu na Área

  • Joãozinho, fanático por futebol, estava jogando bola com os coleguinhas, quando sua mãe chega correndo:
  • - João, corre rápido lá em casa para ajudar porque o teu pai caiu na área.
  • E o Joãozinho:
  • - Pera aí, mãe! Na área é pênalti!

Agendinha

Contação de Histórias

O Sesc Rio Preto apresenta neste sábado, 24, às 15h30, uma contação de histórias em que os participantes poderão experimentar o movimento em sintonia com as narrativas: o corpo também conta uma história. São 20 vagas para participar da atividade.

Leitura

Neste sábado, 24, a partir das 16h as crianças podem participar do projeto Leitores em Ação, no Plaza Avenida Shopping. Ao todo, serão dez encontros e em cada um deles as crianças irão ler e discutir um livro que apresenta vários temas. Podem participar crianças de 5 a 12 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis. A atividade é gratuita.

Teatro

O Shopping Iguatemi Rio Preto apresenta neste domingo, 25, às 16h, a peça Branca de Neve. Na aventura, a bela princesa de nobre coração é adorada por todas as criaturas do reino, menos uma: a rainha, sua invejosa madrasta. A participação é gratuita.

 

Minha dica é...

Divulgação Minha Dica é ... Larissa Ferreira Stela
Minha Dica é ... Larissa Ferreira Stela

A nova amiga da Tita

Minha dica ao leitor do Diário é o livro "A nova amiga da Tita", em que a história mostra que quando você não conhece uma pessoa não pode ficar com medo dela. Você deve conhecer e pode até se tornar amiga dela um dia, por isso não devemos pensar nada ruim das pessoas.

Larissa Ferreira Stela, 10 anos

 

Leitura Bacana

Divulgação Era uma vez um Lobo Mingau
Era uma vez um Lobo Mingau

leitura bacana

Um lobo Mingau

  • Autor: Alessandra Roscoe
  • Editora: Saber e Ler

Aquele lobo mau vilão de histórias infantis todos já conhecem bem e sabem como ele sempre se dá mal ao fim de cada aventura. O que muitos não sabem é que, mesmo com tantas histórias sobre ele, após encantar diferentes gerações de leitores ao redor do mundo, essa história é bem diferente dos tradicionais contos do vilão. Na aventura, Mingau é um lobo sensível e que pensa em padrões da sociedade, características das pessoas e tenta entender o mundo em que vive.

 

Mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso