Diário da Região

09/02/2018 - 10h28min / Atualizado 09/02/2018 - 11h28min

Drinks

Clássico reinventado

Com um pouco de criatividade, máquinas de café em cápsulas possibilitam uma explosão de sabores

Divulgação Café exótico de melancia
Café exótico de melancia

Já se foi o tempo em que o café era apenas aquela bebida servida para “fazer sala” à visita. As cápsulas elevaram o café a um outro patamar, já que as máquinas monodose se tornaram as queridinhas e estão presentes em quase todos os lugares. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), os brasileiros consomem 3 bilhões de cápsulas anualmente, e a tendência é de que até 2020 esse número cresça aproximadamente 17% ao ano.

Segundo o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, até 2015 mais de 50% dos blends das grandes empresas do setor eram compostos por café brasileiro. Mas, o “ouro preto” era exportado para a Europa e voltava na forma de produto industrializado de maior valor agregado. A mudança aconteceu depois que a Nestlé e a 3 Corações, instalaram fábricas em Montes Claros, em Minas Gerais, em 2015, de olho no mercado que mais cresce no País.

Herszkowicz, diz que a cápsula se traduz em diversidade e valor agregado elevado, que permite inovações de blends (misturas de cafés), de formatos e de máquinas. Como existem várias marcas de máquinas, e cada uma com diversas variações de bebidas, basta um pouco de criatividade para resultar em uma explosão de sabores – seja com baunilha, leite de coco, goiabada ou até melancia – tudo para fugir do tradicional.

“Em épocas de crise, não se compra carro, mas se toma café. É um luxo barato”, disse o responsável pelo comando da operação brasileira (CEO) da Nestlé, Juan Carlos Marroquín, na época da inauguração da fábrica Nescafé Dolce Gusto, da Nestlé, para justificar o investimento de R$ 220 milhões. A fábrica, que tem capacidade de produzir 360 milhões de cápsulas por ano, é a primeira dessa modalidade fora da Europa.

Para a chef Gabi Melo, do Café 3333, de Rio Preto, o café não é um luxo, mas uma necessidade. “A qualidade do café, sim, é um luxo, e também influencia muito no seu dia a dia. Café de baixa qualidade, dá mal-estar, azia e queimação. Café de qualidade não”, observa.

Pretinho básico

Embora as máquinas de café em cápsula tenham caído no gosto do consumidor, ainda existe uma parcela da população que não abre mão do tradicional café coado. Para a chef Gabi Melo, a cápsula é prática e combina com o estilo de vida que levamos hoje em dia. “O café em cápsula é rápido, mas ainda tem custo alto. Para população de renda mais baixa fica inviável consumir este tipo de produto. Já o café coado tem tradição, raiz e um valor bem mais acessível, acho que isso acaba contribuindo”, observa.

Quem concorda é Denise Ritur, gerente de produtos da linha Bebidas Melitta. Para ela, o café em pó é saboroso, de fácil preparo, combina perfeitamente com o jeito brasileiro de dar boas-vindas, mas para extrair o máximo em sabor e aroma, é preciso saber fazer o café. “Não basta apenas esquentar a água e passá-la pelo pó. É preciso seguir algumas dicas, como utilizar água filtrada ou mineral (porque as impurezas ou resíduos podem afetar o sabor do café) sem deixar ferver. A temperatura ideal é próxima aos 90 ºC. Passar café com água fervendo elimina as características de sabor e aroma”, ensina.

Outra dica é ficar atento à porção de pó. “Para filtros de papel, o ideal é usar 70 gramas de pó por litro de água. Além disso, antes de passar o café, umedeça o filtro com um pouco de água quente. Depois, coloque o pó de café e coe normalmente”, diz.

Denise também explica que o café coado é menos denso que o café expresso, justamente porque mantém contato com a água por mais tempo. “Misturar o açúcar no pó ou na água antes de passar o café pode mudar totalmente o sabor da bebida. Além disso, prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte. Depois desse período, o café perderá suas características de sabor e aroma”, observa.

Grãos especiais

Na DiCaroli Café & Delícias, em Rio Preto, os destaques são os cafés especiais Peaberry, Moca ou Moquinha. Segundo a proprietária, Ana Paula Carnicer esses são os nomes dados aos grãos de cafés redondos que sofrem uma mutação natural.

Ana Paula explica que normalmente cada fruto é composto por dois grãos, porém, apenas 5% do café mundial nascem como filho único. Estes são reconhecidos por sua torra uniforme, pois a sua forma arredondada permite que os grãos rolem pelo cilindro do torrador de maneira mais eficiente, facilitando a transferência de calor no processo de torra.“Muitas pessoas acham que o gosto é nitidamente mais doce e mais achocolatado que o padrão de cafés especiais, já outras pessoas insistem que não existe essa diferença. Nosso café é uma bebida doce, com aroma de chocolate, sabor frutado e acidez média. Temos com uma torra mais uniforme e uma torra média escura (cor chocolate amargo)”, destaca. 

Café exótico de melancia

Ingredientes

1 cápsula de Grand Cru Cosi

Cubos de gelo

15ml de xarope de melancia

150ml de limonada

Pedaços de melancia

Modo de Preparo

Complete um copo com cubos de gelo. Coloque o xarope de melancia sobre eles. Delicadamente coloque limonada sobre o xarope. Utilize as pedras de gelo como apoio. Prepare o Cosi em Espresso (40 ml). Resfrie o café com dois cubos de gelo e delicadamente coloque sobre a limonada. Decore com a melancia

Fonte – Nespresso, www.nespresso.com.br

Cleriquot de café

Ingredientes

1 cápsula de Nespresso Vivalto Lungo ou Vivalto Lungo Descafeinado

50g de frutas sortidas picadas (frutas vermelhas, maçã, uva)

100ml de refrigerante de limão (para versão alcoólica, 100ml de espumante ou de vinho branco)

Gelo

Modo de Preparo

Coloque as frutas no copo e adicione o gelo. Adicione o refrigerante de limão (ou o espumante/vinho branco para versão alcoólica). Extraia o Nespresso Vivalto Lungo em um recipiente à parte e nele coloque 3 cubos de gelo. Adicione lentamente o café gelado e sirva

Fonte – Nespresso, www.nespresso.com.br

Café Filtrado Clássico com leite de castanhas-do-pará

Ingredientes

Leite de amêndoas

1 cápsula de Filtrado Clássico TRES

Ingredientes para o leite de amêndoas

1 xícara de castanhas-do-Pará

1 litro de água

1 colher (café) de sal

1 colher (chá) de mel

Modo de preparo do leite de amêndoas

Em um liquidificador, bata as castanhas com um pouco de água. Quando elas estiverem completamente liquidificadas, adicione o restante da água, o sal e o mel, batendo por mais alguns segundos

Modo de preparo

Sirva o leite de amêndoas com o café filtrado na sua medida e na temperatura preferida

Fonte - TRES / Mexido de Ideias/ Stela Morato, www.escolhatres.com.br

Cortado com goibada e erva-doce

Ingredientes

1 colher (sopa) de goiaba amolecida

1 cápsula de Nescafé Dolce Gusto Cortado

1 pitada de sementes de erva-doce

Modo de Preparo

Em uma xícara, coloque 1 colher (sopa) da goiabada e decore as laterais. Prepare a cápsula de Cortado e polvilhe a erva-doce. Sirva a seguir

Fonte - Nescafé Dolce Gusto, www.nescafe-dolcegusto.com.br

Café Havaiano

Ingredientes

150ml de café extra forte (coado com 2 colheres do pó)

75ml de leite (integral ou sem lactose)

75ml de leite de coco

Açúcar demerara a gosto

Coco tostado para colocar nas xícaras

Manteiga para passar nas xícaras para grudar o coco

Modo de Preparo

Comece preparando as xícaras: espalhe manteiga nas bordas e mergulhe no coco tostado. Reserve. Numa panela, coloque o leite de coco junto com o leite e ferva. Adicione o café adoçado ainda quente. Coloque nas xícaras e sirva imediatamente

Fonte - Três Corações / Mexido de Ideias/ Stela Morato, www.escolhatres.com.br

Ristretto Ardenza

Ingredientes

1 1/2 colher (sopa) de creme de leite

1 quadradinho chocolate meio amargo

1 cápsula de Nescafé Dolce Gusto Ristretto Ardenza

Modo de Preparo

Em uma xícara, coloque o creme de leite e o chocolate meio amargo. Prepare o Ristretto Ardenza, decore com raspas de chocolate e sirva a seguir

Dica - Se o creme de leite estiver gelado, leve ao micro-ondas, em potência média, por 20 segundos

Fonte - Nescafé Dolce Gusto, www.nescafe-dolcegusto.com.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso