X
X

Diário da Região

04/01/2018 - 17h20min / Atualizado 11/01/2018 - 10h04min

Saúde física

Vitamina C está ainda mais potente e eficaz para defender sua pele

O nutriente mais ilustre das frutas cítricas combate os radicais livres e as moléculas que em excesso danificam as células do corpo

Muita gente deve lembrar da sua avó dizendo: "toma um copo de suco de laranja que resolve". Se você costumava rir da sabedoria simples dela, saiba que ela tinha razão. Pesquisas pelo mundo já comprovaram que a vitamina C encontrada quase exclusivamente em alimentos de origem vegetal. Pode ser adquirida nas frutas cítricas, como o limão, a laranja e a mexerica, no caju, na goiaba, na manga, no mamão, no morango, no kiwi, na acerola e na carambola e muitos alimentos pode ajudar e muito na sua saúde. Melhora na circulação do sangue, o sistema imunológico e protege seu coração e sua visão. O nutriente mais ilustre das frutas cítricas combate os radicais livres e as moléculas que em excesso danificam as células do corpo.

Não é surpresa que seja também uma parceira quando o assunto é beleza e já na década de 1960 ganhou fama na categoria antissinais. A potente ação antioxidante (aquela que barra a atividade dos radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce) manteve a vitamina C no topo desde então.

O consumo de alimentos ricos em vitamina C pode sim ser uma boa estratégia, mas não deve ser a única. Quando ingerida, a vitamina C chega até a pele em quantidades limitadas. Mesmo quando se aumenta muito o consumo desta vitamina é difícil aumentar seus níveis na pele de forma suficiente para promover ação rejuvenescedora. Nesse caso, a melhor saída é, sem dúvida, a aplicação tópica de cremes ricos nesta substância.

"A vitamina C vem ganhando cada vez mais espaço no mercado estético através do seu papel de promover uniformização do tom da pele, deixando-a iluminada e com menos imperfeições visíveis e suavizando manchas escuras que chamamos de hipercromias", afirma a dermatologista Joana Tebar Figueira. Ela é um ativo de destaque para muitos produtos dermocosméticos, e pode estar associada a diversos ativos que potencializam ainda mais seus efeitos e aceleram seus resultados.

"A vitamina C é um dos poucos produtos que tem trabalhos científicos comprovando realmente os seus efeitos benéficos para pele. Portanto prescrevo rotineiramente aos meus pacientes", diz a dermatologista Adriana Caldas. Ela ajuda na formação do colágeno, melhorando assim as rugas e flacidez da pele.

"À medida que a pele envelhece, a derme torna-se fina e o colágeno diminui. Essas alterações são aceleradas pela exposição solar de forma crônica também. É aí que entra a vitamina C (ácido L-ascórbico), pois auxilia na biossíntese de colágeno e também tem um efeito redutor dos radicais livres. Melhorando assim o processo de envelhecimento cutâneo", explica Adriana Caldas. Por ter essa ação anti radicais livres ela exerce um efeito fotoprotetor para nossa pele. "Além disso ela também interfere na via da tirosinase ajudando no clareamento da pele", complementa.

"A vitamina C participa da formação do colágeno e da elastina promovendo a renovação celular, sendo portanto um potente anti-idade" diz Joana Tebar Figueira. Estudos têm demonstrado que essa vitamina em sua forma tópica, ou seja, aplicada na pele, ainda tem função fotoprotetora contra os raios UVA e UVB, além de melhorar a distribuição de melanina, substância que dá cor da pele, favorecendo uma cor uniforme, suavizando manchas e uniformizando os tons. "Os benefícios da vitamina C para pele não param por aí: hidratação e luminosidade podem ser potencializadas quando se utiliza a vitamina C na rotina diária de cuidados com o rosto", explica ainda.

Vale a pena investir

Vale a pena investir em produtos com a vitamina C em sua formulação. Seu papel contra o envelhecimento da pele se dá pelo combate a radicais livres, colaborando assim para uma melhor produção natural de colágeno pelo organismo.

"O colágeno é uma proteína que proporciona sustentação e firmeza para a pele. Tem uma potente ação antioxidante, que neutraliza os radicais livres, protegendo a pele contra a degradação de colágeno", explica a dermatologista Joana Tebar Figueira. Combatendo os radicais livres, ela promove um aumento da qualidade da pele, além de melhorar todas as funções celulares e também a oxigenação tecidual. O resultado é uma pele com brilho natural e muita maciez. "A indicação do produto depende sempre da orientação do médico dermatologista, que vai avaliar o que é melhor para cada paciente e em que tipo de veículo (gel, creme, sérum, emulsões)", afirma.

"Estudos tem demonstrado sua eficácia e seus benefícios são tanto para pele jovens quanto maduras. Raras pessoas tem contra indicação de uso. Ela pode ser usada em todos os tipos de pele durante o ano todo, pela manhã (antes do protetor solar) e a noite", diz a dermatologistaa Renata Meneguette Lacerda

Nova geração

A nova geração de produtos que surgiu no mercado esse ano veio para mostrar que a vitamina C pode ser bem melhor. Trata-se da encapsulação do ácido L-ascórbico (vitamina C na forma pura) que permite que o ativo seja entregue em microcápsulas. Isso significa que, além de garantir a estabilidade da fórmula e evitar a degradação da vitamina, a novidade amplia o aproveitamento e a capacidade de permeabilização, essencial para que possa agir nas camadas mais profundas da pele. Possibilitou também a inclusão de maior potencialidade da vitamina C nos produtos. Antes, ficava entre 6% e 15%, agora chega também a 30%. Hoje, o ingrediente é encontrado não só nos cosméticos faciais mas também corporais e para o cabelo.

"A concentração da vitamina C não interfere no resultado desde que essa vitamina seja de um laboratório ou farmácia de manipulação de confiança, pois a vitamina C é um ativo difícil de conseguir sua estabilização e dependendo de quem manipula ela pode perder seus efeitos", diz a dermatologista Maria Claudia Nonato. Isso significa que não necessariamente a concentração mais alta seja melhor, isso depende da associação dos outros ativos contidos no mesmo produto. Não existe uma concentração ideal do produto, pois cada caso é um caso, mas geralmente quando a vitamina C é prescrita isoladamente as concentrações podem ser mais elevadas chegando a 10% em uso domiciliar e 20% em uso no consultório", complementa.

"Temos produtos com vitamina c com várias concentrações de 2% até 30%. Quanto maior a concentração mais intenso será o efeito. Observamos que uma concentração entre 10 a 20% resulta em ótimos resultados", afirma Adriana Caldas.

Para todo tipo de pele

A vitamina C funciona em qualquer pele. "Desde uma pele mais jovem atuando na prevenção do envelhecimento. Quanto uma pele mais envelhecida para auxiliar no tratamento das rugas, principalmente quando associamos à procedimentos como laser e preenchimento com bioestimulação de colágeno", explica a dermatologista Adriana Caldas.

"Nós indicamos para peles bem jovens como início de tratamento, mas para peles mais maduras geralmente mantemos a vitamina C associada com outros ativos antienvelhecimento. Mas na minha prescrição ela sempre está presente", explica a dermatologista Maria Claudia Nonato.

Benefícios do "superingrediente"

  • Antioxidante combate os radicais livres.
  • Age estimulando a formação de colágeno, mantendo a firmeza e a tonicidade da pele.
  • Auxilia na proteção contra fotodano induzidos pela radiação UVA.
  • Clareia a pele pois diminui a síntese de melanina (pigmento escuro da pele).
  • Diminui a formação de rugas.
  • Melhora da luminosidade da pele. Hidratação.
  • Na pela oleosa evita a oxidação do sebo e tem ação contra cravos

Fonte: Renata Meneguette Lacerda, dermatologista

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso