X
X

Diário da Região

10/01/2018 - 18h38min / Atualizado 20/01/2018 - 16h53min

Exercício físico

Jiu-jitsu ensina a crianças que para vencer não é preciso machucar ninguém

Disciplina, concentração e melhora na coordenação motora e na autoestima. Esses são alguns dos principais benefícios do jiu-jítsu para as crianças

Fotos: Roberto Castro/Ministério Esporte/Divulgação jiu jitsu infantil
jiu jitsu infantil

Disciplina, concentração e melhora na coordenação motora e na autoestima. Esses são alguns dos principais benefícios do jiu-jítsu para as crianças - embora esta arte marcial de raiz japonesa seja equivocadamente associada à agressividade, devido aos golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão ou dominá-lo. Mas, numa tradução livre, jiu-jítsu significa "arte suave", já que em japonês "ju" quer dizer "suavidade" ou "brandura" e jutsu significa "arte". "Quem inventou o jiu-jítsu foram os monges para se defender e defender a comunidade, sem machucar o oponente", explica o professor Robson Gracie.

As crianças de hoje são os cidadãos de amanhã, por isso precisam aprender a cair, levantar e recomeçar - tanto na luta, como na vida. "O jiu-jítsu forma caráter, tira muita criança de caminho ruim e do ócio, além de aprender a se defender", diz o professor Gustavo José da Silva Soares Castilho, que é faixa-preta na modalidade, em Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a criança "fica mais tranquila, mais tolerante e se torna uma pessoa mais legal."

O esporte ensina para as crianças que ninguém nasce bom ou campeão, mas é preciso treinar muito para ser o melhorar. Ninguém incentiva a violência. Pelo contrário, ensina que é preciso ter o autocontrole e também é preciso saber se defender. Outras duas lições importantes são o olho no olho - não para desafiar o outro, mas em sinal de respeito, compreensão e igualdade, e que para vencer na luta ou na vida não é preciso machucar ninguém.

A bibliotecária Flávia Nilander conta que a filha Lara, de 9 anos, tinha dificuldade de concentração e de coordenação motora. Problemas que foram melhorados com a prática do esporte. "O pediatra disse que seria importante ela praticar alguma arte marcial. Apresentamos algumas modalidades, como judô, caratê, muay thai e jiu-jítsu, e para nossa surpresa ela escolheu o jiu-jítsu. A Lara praticou o esporte por um ano", conta. "Percebi que este esporte era muito mais do que apenas lutas e golpes. Houve o fortalecimento do vínculo familiar e formação do caráter e princípios morais", destaca.

A educadora física Amanada Nunes da Silva, também conta os benefícios que o jiu-jítsu trouxe para seu filho Murilo, de 8 anos. "O Murilo sempre foi muito bonzinho, mas o jiu-jítsu foi importante para a disciplina. Ele fazia muito bem os movimentos e lutava sozinho com o professor. Mas infelizmente teve de parar porque a academia tirou esse esporte para o público infantil. Ele gosta muito de luta e ficou muito empenhado", diz

Conheça dos benefícios do jiu-jítsu na infância

  • Melhora a coordenação motora, reflexo e raciocínio
  • Equilíbrio físico e mental
  • Senso de disciplina
  • Respeito à hierarquia
  • Ajuda na formação do caráter e moral
  • Autoconfiança
  • Respeito ao próximo
  • Senso de disciplina e hierarquia
  • Lições do jiu-jítsu levadas para vida
  • Concentração e foco

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso