X
X

Diário da Região

04/01/2018 - 18h18min / Atualizado 04/01/2018 - 18h18min

ATIVIDADES FÍSICAS

Sesc Verão 2018 vai te fazer mexer

Com programação gratuita, 23ª edição do Sesc Verão começa nesta sexta

Divulgação É VERÃO Com programação gratuita, 23ª edição do Sesc Verão começa nesta sexta: tem mergulho, dança, corrida e outras atividades Pág. 3C
É VERÃO Com programação gratuita, 23ª edição do Sesc Verão começa nesta sexta: tem mergulho, dança, corrida e outras atividades Pág. 3C

Para mexer corpo, acalmar a mente e acalentar a alma, o Sesc Rio Preto inicia nesta sexta-feira, 5, a 23ª edição do Sesc Verão, projeto realizado anualmente que oferece à população inúmeras possibilidades para que a prática de atividades físicas e esportivas estejam presentes em seu cotidiano de forma regular. Mas este ano o foco vai além ao incorporar a arte do movimento presente na dança como parte fundamental da programação que vai até o dia 28 de fevereiro.

Durante o processo de definição da programação e da própria abordagem ao projeto de 2018, a equipe da entidade escolheu o recorte corpo e sonoridade, explica Clóvis Aguiar, técnico de programação do Sesc Rio Preto. "O corpo por uma questão óbvia, que é nosso foco de trabalho, com a prática dos exercícios. Já a sonoridade é justamente inserir esse fundo musical ao trabalho que será desenvolvido."

E a dança chega como a grande novidade da programação deste ano com o bloco de atividades É Pra Dançar. Composto de uma série de vivências realizadas normalmente às sextas-feiras e envolvendo muita música e movimento, o É Pra Dançar também vai servir de aprendizado, mostrando estilos e a história da dança, além de não deixar ninguém parado com uma trilha sonora recheada de sucessos das últimas décadas e dos mais variados gêneros.

"Estamos trazendo essa questão da dança também com o contexto histórico. Nesta primeira sexta-feira, 5, vamos tratar sobre Ritmos Calientes, trazendo ritmos como lambada e axé, ritmos brasileiros que explodiram nas décadas de 80 e 90. Depois passamos pelo Funk, aquele tradicional norte-americano, e pelo Jazz, antes de fechar com o Vogue, que foi muito difundido e ganhou repercussão mundial por conta da Madonna, uma das grandes estimuladoras desse ritmo", conta Clóvis.

A dança está dentro do eixo de trabalho corpo e expressão, um dos três definidos pela equipe da entidade como foco para a atuação durante a edição 2018 do Sesc Verão. Os outros são esporte e práticas aquáticas.

Ginástica

O eixo corpo e expressão ainda abordará a prática de exercícios físicos no Brasil com um contexto histórico que visitará algumas décadas e suas tendências. "Começamos lá nos anos 1980 e 1990, quando a aeróbica e o step eram sucesso. Depois vamos contextualizar isso até os dias atuais, chegando aos anos 2000, com o surgimento dos treinos funcionais e das aulas coreografadas, e aos anos 2010 e à atualidade, com a tecnologia sendo associada à prática esportiva e os programas de atividade física de alta intensidade", afirma Clóvis.

Para o esporte, o Sesc Verão 2018 está voltando sua atenção para a corrida e para o nado, com a iniciação dos interessados nas duas modalidades, o que vai servir como um preparatório para uma prova de Biathlon que ser á realizada no mês de fevereiro.

"Para os corredores, teremos dois encontros focados no preparo e nos cuidados com a corrida. O primeiro vai tratar sobre a avaliação postural para a prevenção de lesão tanto para aqueles que já correm quanto para aqueles que querem começar. Já o segundo será com Evandro Bueno e Marcelo Cabrini, abordando o planejamento, as particularidades e as características dos corredores de rua", diz Clóvis.

Práticas aquáticas

Por fim, as práticas aquáticas trarão atividades e vivências variadas envolvendo exercícios praticados nas piscinas, com destaque para a apresentação e vivência em nado sincronizado com os atletas Renan Alcântra e Lorena Molinos.

A intenção com a programação diversificada é levar o maior número possível de pessoas para o Sesc, independente de idade, sexo ou preparo físico, afirma Clóvis. "Queremos envolver da pessoa com deficiência ao idoso, independente do seu nível de habilidade ou capacidade motora. É para vir e se divertir. É a questão da inclusão. Tudo é possível. Quando você traz esse formato de vivência, é justamente para poder fazer as pessoas experimentarem. A grande intenção e sacada é você democratizar o acesso, a experimentação e, quem sabe, a aquisição de novos hábitos de vida, para ter uma vida mais plena e saudável."

Gratuito

Todas as atividades oferecidas durante o Sesc Verão 2018 são gratuitas, mas é importante frisar que algumas delas possuem vagas limitadas e as ações realizadas dentro do parque aquático exigem um cuidado maior. Só poderão participar pessoas que tenham a credencial plena e que estejam com exame dermatológico atualizado. Além disso, algumas atividades ainda exigem avaliação médica.

A abertura do Sesc Verão é nesta sexta-feira, 5, às 21h, com a vivência Ritmos Calientes. Os presentes serão convidados a dançar ritmos como o axé e a lambada. A atividade será na comedoria, com entrada gratuita. Informações pelo telefone (17) 3216-9300.

Veja programação completa no diariodaregiao.com.br

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso