X
X

Diário da Região

04/01/2018 - 17h08min / Atualizado 11/01/2018 - 10h15min

Exercício físico

Meditação e exercícios para treinar a mente e o corpo

Conceito MAP Training ganha força no mundo fitness por associar meditação às atividades físicas

Freepik/Divulgação Meditação no universo fitness
Meditação no universo fitness

Mudar significa ganhar algo novo e perder aquilo que se tem. Mas o segredo do sucesso de qualquer mudança é o padrão mental, que precisa ser mais otimista. Entre outras palavras é preciso "acreditar", segundo Ellen Langer, professora do departamento de psicologia da Universidade de Harvard. Portanto, não basta ficar horas na academia ou fazer dietas rigorosas, por exemplo, e manter em sua mente aquela velha crença limitante de que nunca terá o corpo perfeito ou que não adianta nada tanto sacrifício.

É por isso que o conceito MAP Training (Mental and Physical Training) vem ganhando força no mundo fitness, e cada vez mais pessoas estão associando meditação às atividades físicas.

Segundo Ellen Langer, coautora do livro Wiley Blackwell Handbook of Mindfulness, é impossível dissociar corpo e mente porque ambos são uma unidade. "É uma questão de mudança de mentalidade. Portanto, se você acreditar que correr durante 30 minutos na esteira te fará bem, então fará", ensina. Há quatro décadas, ela pesquisa o conceito de mindfulness (prática baseada em técnicas milenares de meditação, que treina o cérebro para buscar concentração e redução do estresse).

A professora de Harvard explica que a meditação leva à saúde, redução do estresse e bem-estar. "Muitos usam uma prática de atenção plena para criar a paz interior.

A teoria de Ellen Langer é confirmada pela artista plástica Malu Ferreira, de Santo André. "Nunca gostei de praticar exercício físico e, por isso, reclamava do meu corpo. Queria emagrecer cinco quilos, mas sempre que começava a praticar um esporte, ficava sofrendo ao pensar que sentiria dores pelo corpo e ficar cansada o dia todo", conta. "A dieta era outra tortura, quanto menos eu comia, mais eu me sentia insatisfeita", afirma.

A artista plástica diz que só conseguiu o corpo perfeito depois que adotou o conceito MAP Training, há oito meses. "Soube do MAP Training por meio de uma amiga psicóloga, numa conversa informal. Eu reclamava que quanto mais me esforçava, mais me sentia insatisfeita com o meu corpo", revela.

Em oito meses, Malu Ferreira emagreceu oito quilos. "Comecei a fazer caminhada diariamente e cortei doces, refrigerantes e carboidratos. Mas, o segredo do sucesso é a meditação. Após as caminhadas, faço a meditação guiada e me visualizo linda, perfeita e feliz. Sinto que a energia do sol entra pelo meu corpo, me dando energia vital. Sinto o calor do sol, sinto o vento, percebo os sons a minha volta e percebo cada parte do meu corpo", explica. "Mudei o meu padrão mental. Sinto que a caminhada me faz bem, que lubrifica as minhas articulações e, talvez por isso, não sinto mais dores ou indisposição. Por último, agradeço a Deus por ter um corpo lindo e perfeito - não perfeito esteticamente, mas perfeitamente saudável, sem mutilações e livre de doenças. E isso me faz bem", ensina.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso