X
X

Diário da Região

08/01/2018 - 18h47min / Atualizado 09/01/2018 - 11h58min

CUIDE DAS EMOÇÕES

Rio Preto participa da campanha Janeiro Branco

Iniciativa evidencia a importância da prevenção dos problemas relacionados à saúde mental

Divulgação Emoções em equilíbrio influenciam diretamente na saúde física
Emoções em equilíbrio influenciam diretamente na saúde física

Há um consenso de que praticamente todos os males físicos do ser humano têm relação direta com as suas emoções. No entanto, o cuidado que boa parte das pessoas dá aos problemas mentais ainda está muito aquém do cuidado dispensado aos problemas físicos.

E foi pensando justamente nisso que um grupo de psicólogos e profissionais ligados à saúde mental de Uberlândia (MG) criou, em 2014, a campanha Janeiro Branco, para promover a prevenção das doenças emocionais. Em Rio Preto, a campanha segue para o seu segundo ano, com atividades no auditório da Famerp e na Represa Municipal a partir do próximo dia 15.

"Na sociedade, a saúde mental não tem a mesma credibilidade que a saúde física. Quando a pessoa tem uma dor de dente, por exemplo, ela vai ao dentista para resolvê-la. Mas quando se trata de algum problema ligado ao aspecto emocional, ele é sempre adiado, até comprometer todas as áreas de sua vida", comenta o psicólogo Alexandre Felipe de Oliveira, que integra o movimento Janeiro Branco em Rio Preto.

Segundo a psicóloga e sexóloga Mônica Soares, as doenças mais incapacitantes da atualidade são as mentais. "O INSS nunca registrou tantos pedidos de aposentadoria por conta de depressão. E este grande mal da saúde mental está na origem de inúmeros problemas, como as doenças que afetam o físico e os vícios", sinaliza.

A depressão é a doença mais incapacitante do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2015, ela afetou mais de 320 milhões de pessoas - um aumento de 20% só na última década. No Brasil, são aproximadamente 11,5 milhões de pessoas com depressão, cujos sintomas mais comuns são tristeza, melancolia, apatia, sensação de incapacidade e desmotivação.

"Mas ainda existem outros sintomas que também podem estar relacionados a essa doença, que traz uma série de prejuízos para o indivíduo, como a insônia, a dependência química, a enxaqueca, as doenças gastrointestinais", reforça a psicóloga e sexóloga.

Apesar de qualquer pessoa estar sujeita a uma doença mental, pouco se fala sobre o assunto na sociedade. "A saúde mental é vista com muito preconceito pelas pessoas. Por isso, a evolução dessas doenças é silenciosa. Um dos erros é acreditar que não existe cura. A maioria das psicopatologias tem tratamento. As pessoas têm que perder o medo e falar sobre assunto", destaca a psicóloga e sexóloga.

Para Alexandre, a pressão que as pessoas sofrem cotidianamente na sociedade contemporânea contribuiu para agravar os problemas ligados à saúde mental.

"É importante colocar o assunto em debate para que as pessoas passem a dar mais atenção para os aspectos emocionais de sua vida, a qualidade de seus relacionamentos afetivos, os seus pensamentos e o autoconhecimento", ressalta Mônica.

Cuidados preventivos

O equilíbrio emocional do ser humano está ligado a três aspectos: 1) a qualidade das suas relações afetivas; 2) a vida profissional e financeira; e 3) a saúde física. Qualquer desarmonia em um desses aspectos provoca sofrimento. 

"As pessoas buscam pela psicoterapia por problemas relacionados a essas questões. Manter essa tríade em equilíbrio é fundamental para a saúde mental. Uma pessoa que tem boa saúde e bons relacionamentos afetivos enfrenta com mais disposição uma situação de desemprego, assim como alguém com boa vida afetiva e saúde financeira suporta com mais facilidade uma doença grave que surge em sua vida", destaca Mônica.

Além da psicoterapia, ela aponta como cuidados preventivos para a saúde mental o exercício da caridade e da solidariedade, o contato com boas palavras (palestras, vídeos e livros) e a prática de atividades artísticas e de lazer. 

Durante todas as atividades do Janeiro Branco em Rio Preto, voluntários do projeto Psicoterapia na Praça vão prestar orientação gratuita ao público participante.

Serviço

  • Campanha Janeiro Branco no Facebook. Rio Preto: @janeirobrancorp. Nacional: @campanhajaneirobranco.

Programação

Dia 15

19h às 22h - Famerp

  • Espetáculo de dança do Grupo Terra. Palestra "Sexualidade e Saúde Mental" (Mônica Soares). Vivência: "Arteterapia" (Camila Volpe). 

Dia 16

19h às 22h - Famerp 

  • Vivência: "Capoeira" (Fábio Nascimento). Palestra "Morte e Saúde Mental" (Thamires Monteiro do Carmo). Vivência: "Psicodrama e Saúde Mental" (Jéssica Oliveira)

Dia 17

19h às 22h - Famerp

  • Vivência: "Terapias Complementares" (Jean Dumbra e Janaiza Debiagi Santos). Palestra "Saúde Mental no Trabalho" (Rafael Primo). Palestra "Família e Saúde Mental" (Isabella Salvador Vieira de Carvalho)

Dia 18

19h às 22h - Famerp

  • Palestra "Adolescência e Saúde Mental" (Taciane Motta Marconato). Mesa redonda "Saúde Mental e Contemporaneidade" (Rafael Pedroza Nogueira, Janaína Darli Duarte Simão e Rodrigo Aguiar Moreira de Oliveira). Apresentação do grupo As Valquírias

Dia 21

10h - Represa 

  • Caminhada Janeiro Branco Rio Preto

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso