X
X

Diário da Região

26/01/2018 - 18h23min / Atualizado 27/01/2018 - 00h30min

Painel de Ideias

Escurece cresce tudo que carece

Quando carece o conhecimento, a ignorância desce com seu véu negro, cega a razão e o diálogo. A escassez de tantos valores nos torna brutos, violentos, bestiais e o que nos guia são os maus propósitos

Divulgação Elma Eneida Bassan Mendes | elma@comecaocomeco.com.br
Elma Eneida Bassan Mendes | elma@comecaocomeco.com.br

Deve ser muito fácil sentar a mão numa mulher. Estima-se que 503 mulheres são vítimas de agressão física a cada hora no Brasil. Chutes, empurrões, surras, fora as agressões verbais. E tem, também, os estupros. Em 2016, foram 135 estupros de mulheres por dia. E, olha mais essa: o Brasil é o quinto país do mundo onde mais se matam mulheres - em média 13 assassinatos por dia. O número é maior que as mortes de mulheres sírias em guerra. É uma epidemia silenciosa, cruel, covarde.

Deve ser muito fácil agredir uma criança. Todos os dias, 30 crianças e adolescentes são assassinados no Brasil. Os dados assustam: 18 mil crianças são vítimas de espancamento e uma a cada minuto de algum tipo de violência - emocional, física ou sexual. É o quarto país mais violento para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em números absolutos, o Brasil é o segundo país com maior quantidade de crianças e adolescentes assassinados, ficando atrás apenas da Nigéria. São em sua maioria meninos negros, pobres, que vivem nas periferias e áreas metropolitanas das grandes cidades.

É terrível saber que em nosso País 100 mil meninos e meninas por ano são vítimas de exploração sexual. E mais: o Brasil ainda tem 680 mil crianças que não frequentam a escola e 11,5% das crianças de 8 e 9 anos são analfabetas. No Nordeste, o índice infantil vai a 23%. No Maranhão (da família Sarney), atinge o pico nacional: 38%.

Quer mais revolta? Então toma: a cada hora uma criança morre vítima de alguma espécie de câncer no Brasil. Dez mil crianças e adolescentes acima de quatro anos morrem de câncer anualmente no Brasil, número que poderia ser bem menor se o governo ampliasse os recursos destinados à compra de medicamentos. É a doença que mais mata crianças e adolescentes no País.

E eu finalizo o giro de horrores com essa notícia: cerca de 6 milhões de crianças no mundo morrem a cada ano pela fraqueza de seu sistema imunológico causada por fome e desnutrição, o que as torna incapazes de superar doenças infecciosas curáveis, como diarreia, sarampo e malária. Todos os dias, mais de 850 milhões de pessoas em todo o mundo vão se deitar com fome; dentre elas, 300 milhões são crianças. A cada cinco segundos, uma delas morre de fome.

O que é preciso para esse mundo ser melhor, decente, humano? A palavra é escassez. Enquanto faltar justiça, educação, igualdade, boa-vontade, ética, amor e responsabilidade pelo outro essa desgraça toda só vai crescer, escurecer. Quando carece o conhecimento, a ignorância desce com seu véu negro, cega a razão e o diálogo. A escassez de tantos valores nos torna brutos, violentos, bestiais e o que nos guia são os maus propósitos. Nu e cru, encerro com Paulo Leminski, poeta gigante, que sacou essa coisa toda num haikai que é um tiro: escure cresce tudo que carece.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso