X
X

Diário da Região

10/01/2018 - 17h58min / Atualizado 10/01/2018 - 23h10min

Painel de Ideias

Piores inimigos

As fake news infestarão as divulgações partidárias, pois quase tudo é falso e novelesco na forma e conteúdo

Divulgação Romildo SantAnna | rsromildosantanna@gmail.com
Romildo SantAnna | rsromildosantanna@gmail.com

Instigante o filme-documentário Best of Enemies (Melhores Inimigos, 2015), acessível por streaming. Em 1968, a rede de televisão ABC amargava o terceiro lugar em audiência. Inventou de escalar dois intelectuais de renome, William Buckley e Gore Vidal, como comentaristas na cobertura das convenções partidárias republicana e democrata. Eram inimigos ideológicos, publicamente. Foram programas em que os desafetos debateram atitudes sociopolíticas e tendências culturais antagônicas.

Buckley (1925-2008), craque em televisão, foi fundador e articulista da revista National Review, inspiradora do ideário conservador estadunidense. Vidal (1925-2012) era romancista, dramaturgo, ensaísta e ativista político. Buckley defendia a intervenção militar no Vietnã, a firme imposição da lei e da ordem, repressão à ameaça comunista, enfim, posições 'de direita'. Num evento, inquirido por uma jovem sobre o uso da minissaia, foi sarcástico: "Com suas pernas, OK!".

Vidal, adepto da contracultura e das causas libertárias, propalava que os vietcongues deveriam conduzir livremente seu país. Advogava pelos direitos dos gays, negros, imigrantes, a sublevação feminista e protestos civis espontâneos. Assumia-se como 'de esquerda'. Nos telejornais da ABC, ambos se atacaram sem tréguas, mas elegantes nas inflexões da voz, expressões do corpo, coesão lógica das frases e admirável erudição. Ao falarem, pareciam extraídos dos artigos e livros que escreveram.

As pautas políticas do telejornalismo americano para sempre se modificaram. Os confrontos entre candidatos presidenciais tornaram-se praxe. Nesses 50 anos, a democracia se aperfeiçoou, houve alternâncias do poder e o país se desenvolveu inda mais. Buckley e Vidal continuaram inimigos.

E daí? No Brasil carcomido de 2018 também haverá debates. As fake news infestarão as divulgações partidárias, pois quase tudo é falso e novelesco na forma e conteúdo. Com o fedor da mentira, ressurgirão os patriarcas de currais eleitorais e seus filhotes urbanos treinados para parecerem virtuosos, magnânimos. Porém, sussurrarão acalantos bons aos ouvidos do governismo de antanho. Vão falar sobre o direito às escolas num português de trinta palavras, histriônico e parvo porque pega bem. Mas, adoecidos, se hospedarão em clínicas de cinco estrelas, iguais na coalizão republicana dos eleitos.

Protegidos por leis servientes a malfeitores e escrota advocacia, encenarão decência, altruísmo, disfarçarão a arrogância dos cínicos e inescrupulosos. Em união estável com o atraso e a iniquidade, serão arautos dos pobres e assistenciados dos quais sempre se aproveitaram, no insidioso usufruto da alienação e miséria. No ato final do embuste midiático, persistirão em palácios como os piores inimigos, opostos em civilidade aos que protagonizaram o filme de Morgan Neville e Robert Gordon.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso