X
X

Diário da Região

04/01/2018 - 18h33min / Atualizado 04/01/2018 - 18h33min

Painel de Ideias

Dia de Reis

A Festa de Reis já teve grande penetração na cultura brasileira. Até 1967, o dia 6 de janeiro era feriado nacional. Juntamente com o Natal e o Ano Novo, formava a tríade de festividades da virada de ano

Divulgação Sérgio Clementino | sergio.clementino@uol.com.br
Sérgio Clementino | sergio.clementino@uol.com.br

Amanhã, sábado, é dia de desmontar a árvore de Natal. Não porque é sábado, mas porque é o dia próprio pra se fazer isso. Sim, há um dia certo para desmontar a árvore. Embora a gente já tenha quase esquecido, o Natal é uma festa religiosa. Celebra o nascimento de Jesus. Os shoppings e o comércio começam bem antes. Mas, segundo a tradição, os enfeites devem ser colocados quatro domingos antes do Natal, o primeiro domingo do Advento, quando começam as festividades religiosas natalinas. E devem ser retirados em 6 de janeiro, Dia de Reis ou Santos Reis.

A Festa de Reis já teve grande penetração na cultura brasileira. Até 1967, o dia 6 de janeiro era feriado nacional. Juntamente com o Natal e o Ano Novo, formava a tríade de festividades da virada de ano.

Nessa data comemora-se a chegada dos três Reis Magos em visita ao Menino Jesus. Guiados pela estrela, Gaspar, Melchior e Baltasar viajaram a Belém para conhecer o recém-nascido, levado presentes.

Gaspar teria partido da Ásia. Levou incenso para proteger o Menino, pois perfumava o ambiente, espantando insetos. Melchior saiu da Europa. Levou ouro, presente normalmente oferecido aos deuses. Baltasar viajou da África. Seu presente foi a mirra, um óleo perfumado, lembrança oferecida a profetas. A viagem foi longa e somente puderam encontrar o Bebê em 6 de janeiro, daí a data da Festa de Reis. Devemos aos Reis Magos o costume de trocar presentes no Natal.

A tradição européia nos legou o costume de comemorar o Dia de Reis com música e comida. De Portugal vieram as companhias de reis, cortejos com os três Reis Magos e palhaços simbolizando os soldados romanos que tentavam desviar os Reis de seu caminho. Eles visitam as casas trazendo músicas e danças típicas para "cantar os Reis". Em troca ganham comidas e bebidas.

Em países de língua espanhola, a troca de presentes não é feita no Natal, mas nas festividades de Reis. Na Espanha e no México, por exemplo, as tradições de Reis são mais significativas que o próprio Natal.

Por aqui a influência norte-americana foi nos apresentando um Natal mais consumista, ditado principalmente pelo comércio. Com o tempo, os presentes foram se tornando mais importantes que o motivo principal da festa. Logo que passa o Natal somem as propagandas comerciais. O foco muda imediatamente. Passado o Ano Novo, já se fala em Carnaval. Com isso, as Folias de Reis foram perdendo seu espaço. Ainda são mantidas em alguns lugares, principalmente no interior do Brasil.

Para a maioria, porém, Gaspar, Melchior e Baltasar não passam de figuras exóticas que só são vistas nos presépios. Ao lado de Maria, José e do Menino Jesus, sequer tem os seus nomes lembrados. São apenas os Três Reis Magos.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso