X
X

Diário da Região

11/01/2018 - 22h46min / Atualizado 11/01/2018 - 22h46min

Artigo

Falso líder

É necessário buscar a cooperação e contornar os conflitos, com criatividade e bom relacionamento

Falso líder, você já se deparou com um? Eles utilizam sua posição para explorar ideias dos subordinados; desdenham de opiniões alheias, sendo donos da verdade; não compartilham conhecimento, com medo de serem superados; e cerceiam o crescimento de membros da equipe, para não perder quem faz seu resultado. Líderes de fato são o oposto. Abraçam uma causa e mobilizam outros para o mesmo fim. Sem imposição, mas conquistando envolvimento e confiança.

O filósofo Nietzsche lembra-nos que "Fazer grandes coisas é difícil; mas comandar grandes coisas é ainda mais difícil"... Por isso, liderar uma empresa, uma equipe, uma comunidade nunca é fácil. Empresários, diretores, gerentes, religiosos, políticos só conseguem que os seus objetivos sejam alcançados se transformarem suas ideias em realidade. Toda causa defendida tem sempre componentes ligados ao comprometimento, emoção e razão. Estes desejos devem ser estimulados pelo líder, tornando realidade o sonho de cada um.

Deve atualizar-se constantemente às movimentações que o cercam, com visão global, influenciando positivamente a conduta de seus seguidores e admiradores. É necessário motivar a busca pela cooperação e contornar os conflitos, visando um aumento de criatividade e relacionamento entre os seus.

Também é papel do líder ser integrador, aglutinar personalidades distintas para o bem comum da empresa ou sociedade que lidera. Possibilitar que seus liderados se mantenham informados, orientados sobre as diretrizes de seu comando, mesmo que não haja uma completa afinidade entre todos. O líder só conseguirá isso sendo extremamente motivado, sincero consigo mesmo, defensor de princípios democráticos e positivos em sua função. Atitudes que geram carisma e motivação aos que o seguem.

Cinco pontos são essenciais na personalidade e atitude de quem lidera: 1 - conhecer profundamente a sua atividade e os anseios de quem o cerca; 2 - dominar a criatividade, explorar a intuição e saber delegar; 3 - ter sensibilidade diante das necessidades da empresa, equipe ou comunidade; 4 - planejar-se; porém, sendo flexível, adaptado a mudanças constantes, com habilidade na avaliação de situações e rapidez na tomada de decisões; 5 - exemplificar na prática o que prega. Nunca, o "faça o que digo, não o que faço...".

A capacidade de aprender constantemente também diferenciará um líder de fato. Ter condições de atuar com maestria em cenários nos quais a convivência da ordem e da confusão se faz sentir. Isso exigirá dele múltiplas habilidades, seja de natureza comportamental, psicológica ou técnica.

A habilidade para conduzir e participar de processos antagônicos, buscando a harmonia entre os envolvidos, faz parte de sua característica. Enxergar não apenas o que está aparente, apegando-se a paradigmas; mas também ter um poder de abstração, análise e síntese, prevendo consequências diferentes do que normalmente pode se esperar. Intuição frente ao exposto o ajudará na tomada correta de decisão. Ser líder é seguir princípios que não servem apenas para orientar o quem o segue, mas para orientar-se a si mesmo. Na falsa liderança há pernas curtas. Na liderança de fato, os resultados perduram.

Carlos Alex Fett, Consultor empresarial e escritor. Email do autor: ca.fett@hotmail.com (Rio Preto).

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso