Diário da Região

21/01/2018 - 00h30min / Atualizado 20/01/2018 - 21h02min

Etecs

Vestibulinho de cursos técnicos reúne 3,7 mil candidatos

Em Rio Preto, são oferecidas 600 vagas em 14 cursos na escola Philadelpho Gouvêa Netto. O mais concorrido é o de enfermagem no período da noite, com relação de 15,15 candidatos por vaga

Mara Sousa 19/1/2018 Gabriela Sousa Louzano, 14 anos, é uma das 3 mil pessoas que vão prestar a prova em Rio Preto
Gabriela Sousa Louzano, 14 anos, é uma das 3 mil pessoas que vão prestar a prova em Rio Preto

Os candidatos que se inscreveram no vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2018 realizam a prova neste domingo, dia 21. Em Rio Preto, são oferecidas 600 vagas em 14 cursos, sendo a maioria deles (13) na escola Philadelpho Gouvêa Netto. O outro é na Walfredo de Andrade Fogaça, onde é oferecido o curso de vestuário.

O mais concorrido é o de enfermagem no período da noite, no qual a relação é de 15,15 candidatos por vaga. Foram 606 inscritos para 40 vagas. Para o período da tarde, o curso também oferece 40 vagas e são 193 inscritos, relação de 4,83 candidatos por vaga.

O segundo curso mais concorrido é o de administração, em que 9,25 candidatos disputam cada uma das 40 vagas. No total, o vestibulinho teve 3.749 inscritos.

A prova começa às 13h30 e terá quatro horas de duração. Os portões das escolas serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30. Após esse horário não será permitida a entrada de nenhum candidato. Após o início do exame, o candidato deverá permanecer no mínimo até as 15h30 dentro da sala do exame, podendo, ao deixar o local, levar consigo o caderno de questões.

A estudante Gabriela Sousa Louzano, de 14 anos, estuda em escola particular e quer conquistar uma vaga no curso de mecatrônica integrado ao ensino médio. Em período integral, o curso tem 40 vagas que serão disputadas por 256 inscritos, uma média de 6,4 candidatos por vaga.

 

Relação candidato por vaga (Clique na imagem para ampliar)  (Foto: Reprodução)

"Quero terminar o ensino médio com uma profissão para depois entrar na faculdade, ainda não decidi, mas penso em cursar psicologia ou letras", diz a estudante que conta: "venho me preparando durante todo o ano passado e nas férias peguei firme no conteúdo para conseguir passar na prova."

O candidato deve levar um documento original com foto. Para fazer a prova, o estudante poderá utilizar caneta esferográfica preta ou azul, lápis preto, borracha e água em garrafa transparente.

Como forma de ajudar os candidatos, o Centro Paula Souza exibiu em sua página no Facebook vídeos com dicas da youtuber Lilian Cruz. Ela mostrou, por exemplo, formas de se programar melhor e aproveitar o tempo de prova e também formas de trabalhar melhor as questões.

Prova

O exame terá 50 questões de múltipla escolha cada uma com cinco alternativas, relacionadas a diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O gabarito oficial será divulgado no mesmo dia da prova, dia 21, à partir das 18 horas no no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Vagas remanescentes

A prova para avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes terá 30 questões de múltipla escolha, relacionadas às competências profissionais da habilitação escolhida. O gabarito será divulgado no dia 22, a partir das 14 horas.

Especialização

A prova para os cursos de especialização terá 30 questões objetivas relacionadas à competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato. O gabarito será divulgado na terça-feira, dia 23, a partir das 14 horas, no quadro de avisos da secretaria de cada unidade.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso