X
X

Diário da Região

12/01/2018 - 10h25min / Atualizado 12/01/2018 - 10h25min

SINAL AMARELO

A importância da manutenção preventiva de veículos

Além de trazer perigo, a falta de manutenção preventiva acarreta maior emissão de poluentes e maiores gastos com combustível

Pixabay Além de trazer perigo, a falta de manutenção preventiva acarreta maior emissão de poluentes e maiores gastos com combustível
Além de trazer perigo, a falta de manutenção preventiva acarreta maior emissão de poluentes e maiores gastos com combustível

Todo veículo está sujeito a desgastes e falhas e, se você for negligente na conservação dele, terá, pelo menos, três problemas: aborrecimento, perda de tempo e maior despesa financeira. Procure evitar isso, fazendo a manutenção e revisões preventivas aconselhadas no manual do fabricante ou então peça auxílio de pessoas especializadas de sua confiança.

Essa atitude, unida ao bom comportamento do condutor, reduz muito os riscos de acidentes. Além de trazer perigo, a falta de manutenção preventiva acarreta maior emissão de poluentes e maiores gastos com combustível.

Manutenção preventiva é fator importante para segurança no trânsito. Você é responsável por tornar o trânsito mais seguro. Garantir a segurança de quem você está transportando e a sua própria tem de ser parte da preocupação de todo motorista consciente.

Do mesmo modo, agir para que o custo mensal do veículo não supere suas expectativas é importante economicamente falando.

Sinal Amarelo alerta para dois itens importantes:

  • AMORTECEDORES: um amortecedor desgastado pode comprometer a estabilidade e o funcionamento dos freios do veículo, aumentando em até 3 metros a distância de frenagem.
  • PNEUS: eles são responsáveis pela aderência do veículo ao solo e na absorção do impacto. Os cuidados com os pneus começam já na aquisição do equipamento, que devem estar em rigoroso acordo com as especificações do fabricante do veículo. O melhor é sempre manter as especificações do pneu original.
  • Fique atento às condições dos pneus do veículo para promover o rodízio entre eles. Rodízio é a troca periódica da posição dos pneus nos eixos. Ela é capaz de proporcionar desgaste mais uniforme, garantindo maior vida útil aos pneus e o bom desempenho do veículo.
  • Por conta das características dos veículos, como a tração dianteira ou traseira, por exemplo, e ângulos da suspensão, pneus mais gastos em uma posição e menos gastos em outras, contribuem para o desequilíbrio do veículo em situações de frenagem e em curvas.
  • Se o veículo apresentar trepidações, instabilidade ao volante ou dificuldade na frenagem, o problema pode estar diretamente relacionado aos pneus.

Algumas dicas de conservação dos pneus

  • Mantê-los sempre calibrados com a pressão certa (veja no manual do veículo)
  • Faça a calibragem a cada 15 dias, já que pneus murchos reduzem a estabilidade e sofrem maior desgaste, aumentando, inclusive, o consumo de combustível. Calibragem demais pode desgastar o centro do pneu
  • Faça alinhamento e balanceamento regularmente. O recomendável é a cada 5 mil km o alinhamento e a cada 10 mil km o balanceamento
  • Promova inspeções visuais constantes para verificar o desgaste e validade dos pneus. Instale sempre o melhor pneu no eixo traseiro
  • Mantenha sempre o estepe em boas condições de utilização.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso