X
X

Diário da Região

23/01/2018 - 17h58min / Atualizado 27/01/2018 - 19h04min

NO DIVÃ

Consultório sentimental

Envie suas dúvidas! Questões emocionais que nos afligem, nesse espaço, nossa articulista irá fazer você refletir sobre elas

Arquivo pessoal ­
­

A idéia de fazer aqui no Diário uma breve versão de consultório sentimental se inscreve numa tradição do Ocidente e pode ser datado de Sêneca, que escreveu sua obra respondendo cartas de leitores. No modelo que você encontrará aqui, as respostas ao leitor terão como referências a filosofia, a psicologia, artes e literatura. Respondo da posição do terapeuta, com base em um pensamento analítico e formação fenomenológica existencial, e procuro sempre transmitir dois entendimentos essenciais: o de que o inconsciente existe e o de que é possível nos libertarmos dele.

Para agirmos sob o controle de nossa própria consciência, precisamos primeiramente desse reconhecimento. A psicoterapia é o processo de identificação desse nosso eu mais profundo, muitas vezes tomado por complexos e escolhas inconscientes, através do autoconhecimento. Na verdade, a liberdade é possível quando levamos em conta a história do sujeito, ou melhor, como diriam os lacanianos, da rememoração e da reinvenção da sua história.

Já disse Bette Milan, analista que publicou uma coluna que inspira esta nos arquivos da Folha. “Nunca pretendi curar pelo jornal, porque essa possibilidade não existe. Partindo da pergunta, procuro oferecer alternativas novas. Conselho eu não dou, porque não adianta. Indico caminhos, dou referências. Parto do seu caso singular, considero o discurso, o estilo, as repetições e os lapsos e procuro encontrar o que há de universal no caso, para que o sujeito aprenda a se escutar e os outros leitores se identifiquem e possam tirar uma lição da coluna. O drama de uma mulher que foi estuprada pelo pai pode se tornar universal, se mostrarmos a sua universalidade.”

É isso. A coluna se destina às pessoas de todas as classes sociais e de todas as tendências sexuais e a todos aqueles que se dedicarem a ler sobre a vida alheia para meditar sobre a própria.

Clique aqui envie suas perguntas pela página no Facebook.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso