X
X

Diário da Região

31/01/2018 - 23h07min / Atualizado 01/02/2018 - 14h35min

Diário Tec

Dicas para usar o WhatsApp Business

Perfil empresarial transmite credibilidade, mas especialista orienta que as empresas jamais deixem o cliente sem resposta

Mara Sousa 31/1/2018 WhatsApp Business pode ser utilizado com número de telefone fixo
WhatsApp Business pode ser utilizado com número de telefone fixo

Bom senso é a palavra-chave para as empresas que pretendem utilizar o WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes. O aplicativo chegou ao Brasil na semana passada, desenvolvido para atender as necessidades de pequenas e médias empresas, fornecendo ferramentas capazes de automatizar, classificar e responder com agilidade as mensagens recebidas por meio da plataforma. Além disso, a possibilidade de criar um perfil comercial gera mais credibilidade para os negócios que utilizam o meio de comunicação.

Mas, quem deseja aderir à novidade, deve ficar atento para não se tornar um canal de spam, nem deixar os clientes falando sozinhos. Para o especialista em marketing digital Thiago Martins, de Catanduva, as empresas precisam garantir que as mensagens sejam respondidas, de forma que o cliente saiba que existe alguém para fazer o atendimento. "Não tem experiência mais frustrante que mandar uma mensagem e a empresa não responder", afirma.

No caso dos pequenos e médios negócios, que nem sempre têm alguém para responder os clientes o tempo todo, a solução é utilizar recursos já presentes no aplicativo, como a mensagem de inatividade, informando ao usuário que o atendimento está indisponível e que a resposta virá em breve, ou a mensagem de boas-vindas, que saúda o cliente assim que ele abre a janela de conversa. "A partir daí, você já pode, inclusive, direcionar a pessoa, perguntando o que ela deseja ou até oferecendo algumas opções pré-programadas", afirma.

Também é possível salvar respostas rápidas e que possam ser replicadas em qualquer atendimento, como um "obrigado", por exemplo, tudo com objetivo de agilizar a comunicação. "Mas é preciso entender em que momento deve ser feito o contato humano e em que momento eu posso usar a tecnologia para facilitar meu processo e deixá-lo mais fácil", orienta Thiago.

Portanto, antes de aderir à ferramenta, o especialista orienta que as empresas analisem como isso será inserido no dia a dia. "Não é só abrir e começar a rodar, tem que pensar em como fazer com que aquela ferramenta agregue no atendimento e na experiência do usuário".

Telefone fixo

Na versão Business, é possível utilizar o aplicativo vinculado a um número de telefone fixo. Para isso, basta informar o número no momento do cadastro. A confirmação é feita por meio de uma ligação automática gratuita em que são informados 6 dígitos.

Dicas da Semana

Para liberar espaço

A cada geração de smartphones, a capacidade de armazenamento aumenta. A Apple, por exemplo, possui modelos de iPhone com até 256 gigabytes de memória interna. No entanto, seja pelo valor ou por preferir a simplicidade, há quem opte por modelos mais modestos e, consequentemente, com menor capacidade de armazenamento. Em casos assim, o segredo é economizar espaço, apostando em versões mais simples de aplicativos comuns. Confira algumas dicas.

Facebook Lite

A versão completa do Facebook tem mais de 60 megabytes (MB). Por outro lado, a versão lite tem apenas 1,58 MB. Apesar de ser mais leve, o app dá acesso a todo o conteúdo do feed, como fotos e vídeos. Ainda é possível otimizar o app para utilizar menos dados móveis.

Messenger Lite

A ferramenta de chat do Facebook também tem sua versão Lite. Enquanto o app completo possui 47,95 MB, a versão mais simples tem só 5,8 MB. Mesmo sendo menor, com o Messenger Lite é possível ter acesso a recursos como envio de fotos, vídeos, figurinhas e emojis. Também é possível fazer chamadas de voz pelo app.

Twitter Lite

O Twitter Lite tem apenas 515 KB (metade de 1 MB), enquanto a versão completa tem 24,3 MB. Mesmo assim, o Lite permite que o usuário navegue pela timeline, veja fotos, vídeos e interaja com seus amigos por meio de replys e mensagens diretas.

 

Trending

Fraudes por segundo

Um levantamento mostrou que o e-commerce brasileiro sofre uma tentativa de fraude e acada cinco segundos. Os golpes contra lojas on-line acontecem a partir de compras feitas com cartões de crédito clonados, segundo pesquisa feita pela empresa brasileira Konduto. O mesmo relatório aponta que a maioria dos golpes acontece no período noturno, entre 20h e 23h, geralmente às quartas-feiras.

Novo app

O Spotify lançou um novo aplicativo focado na simplicidade. O Stations, que está disponível na Play Store, do Android, funciona como um app para ouvir estações de rádio. Nele, o usuário não cria nem acessa playlists predefinidas. Em vez disso, acessa estações de acordo com o estilo que mais gosta ou conforme seu humor. Ao passo que as músicas vão tocando, o usuário pode ouvi-las até o final ou passar para a próxima. Com isso, o app aprende sobre os gostos da pessoa e passa a entregar opções mais assertivas de músicas.

Posts agendados

O Instagram finalmente ganhou suporte para publicações programadas. Agora, é possível agendar o momento que fotos e vídeos devem entrar na rede social. A novidade só está disponível para perfis empresariais, mas a função não é nativa no aplicativo. Isso significa que, para agendar as postagens, é preciso utilizar plataformas de gerenciamento de redes sociais, como HootSuite e SocialFlow.

Anúncios banidos

A nova política de publicidade do Facebook proíbe anúncios de criptomoedas, incluindo o bitcoin. A mudança foi anunciada pela rede social nesta semana. Para a empresa, a maioria desses anúncios oferecem "maravilhas" e podem fazer com que os usuários sejam enganados, sendo atraídos por promessas falsas veiculadas em anúncios sensacionalistas.

Há vagas (e perto)

O Google liberou na última terça-feira, 30, um recurso que reúne vagas de emprego anunciadas online. Agora, quando o usuário fizer uma pesquisa por "vagas perto de mim", o motor de buscas usará o mecanismo de geolocalização para procurar pelos anúncios de trabalho próximo ao local onde quem fez a pesquisa está.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso