X
X

Diário da Região

19/01/2018 - 12h07min / Atualizado 19/01/2018 - 12h21min

Área azul digital

MP notifica empresas que participaram de licitação suspeita

Empresário afirmou que "já sabia" que iria fazer aplicativo; outras empresas são de familiares de secretário de Desenvolvimento, Liszt Abdala

O promotor Claudio Santos Moraes notificou empresas que participaram da licitação da Área Azul digital, realizada pela Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) no ano passado, para esclarecerem as circunstâncias da concorrência suspeita de direcionamento.

"Por ora, [notificamos] somente quem está diretamente envolvido na licitação", disse o promotor sobre a apuração. Moraes aguarda respostas das empresas para definir os próximos passos da apuração. A Prefeitura e a Emurb também foram notificadas. O caso também será investigado pela polícia Civil.

O empresário Wagner Costa, sócio da empresa Innovare, que ganhou a disputa por meio de carta-convite, afirmou em entrevista ao Diário que "sabia" que iria realizar o serviço do aplicativo, que acabou suspenso e resultou na demissão de sua mulher, Roberta Costa, que era funcionária comissionada da Emurb. O empresário também denunciou suposto esquema de falsificação de talões da área azul.

A presidente da Emurb, Vânia Pelegrini, pediu demissão do cargo dias depois e a Prefeitura nomeou comissão para apurar as denúncias que envolvem a empresa pública. O secretário da Fazenda, Angelo Bevilacqua, assumiu interinamente o comando da Emurb.

Entre as empresas convidadas pela empresa pública estão duas que são de parentes do secretário de Desenvolvimento Econômico, Liszt Abdala. As empresas chamadas pertencem a sua mulher e irmã. 

Em sabatina na Câmara na última segunda-feira, 15, Liszt afirmou desconhecer que elas tinham participado e afirmou não haver ilegalidades, já que ele mesmo não faz parte de tais empresas. Em ação ajuizada na Justiça em dezembro, no entanto, Liszt assina como representante de uma das participantes da licitação, a Marbell Teleinformática. A empresa participou da concorrência e foi inabilitada por não apresentar documentação exigida. Ele afirmou tratar-se de um equívoco no processo e que será corrigido.

O governo de Edinho Araújo (PMDB) avalia se Liszt irá continuar no cargo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso