X
X

Diário da Região

19/01/2018 - 00h02min / Atualizado 19/01/2018 - 14h46min

ÁREA AZUL DIGITAL

Edinho decide hoje se Liszt sai ou fica no governo

Empresas de irmã e da mulher dele participaram da licitação, alvo de investigação no Ministério Público

Guilherme Baffi 20/12/2017 Prefeito Edinho Araujo, que pode ter nova baixa no primeiro escalão após encontro com secretário hoje
Prefeito Edinho Araujo, que pode ter nova baixa no primeiro escalão após encontro com secretário hoje

Reunião nesta sexta-feira, 19, define o futuro do secretário de Desenvolvimento Econômico, Liszt Abdala, no governo do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB). O secretário é suspeito de envolvimento em irregularidade na licitação da Área Azul digital. Empresas de irmã e da mulher dele participaram da licitação, alvo de investigação no Ministério Público.

Antes do contraditório depoimento que deu a vereadores sobre sua participação nas empresas, Edinho havia considerado "satisfatória" a justificativa do auxiliar, que disse que não sabia que as duas haviam participado da disputa. A situação ficou mais grave, com a revelação do Diário nesta quinta, 18, de que Liszt assina como representante legal de uma das empresas, embora negue fazer parte dela, em ação na Justiça. Ele afirmou que se trata de um "equívoco" que será corrigido.

Segundo interlocutores do governo, o cenário atual é apontado como "péssimo" para o secretário. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Paulo Sader, e o empresário Maurício Bellodi se reuniram com o chefe de gabinete, Zeca Moreira, nesta quinta-feira, 18. Sader e Bellodi negaram que foram avisados de uma eventual demissão do secretário. Os dois saíram em defesa de Liszt.

Em sabatina na Câmara, na segunda, 15, Liszt negou qualquer relação com as empresas da irmã e da mulher. Ao aparecer como representante de uma delas, a repercussão foi imediata. Uma "romaria" de pelo menos 10 vereadores passou pelo gabinete do secretário de Governo, Jair Moretti, para pedir a saída de Liszt. "Isso desmoraliza o governo. Não tem condições", afirmou um dos interlocutores de Edinho, que pediu para não ser identificado.

Moretti, que retornou de férias, se reuniu ainda o presidente da Emurb, Angelo Bevilacqua, que apura as denúncias de fraude na licitação, além da troca de cheques de terceiros utilizando o caixa da Área Azul e a falsificação de talões do serviço. Todas as acusações reveladas com exclusividade pelo Diário no dia 12 na entrevista com empresário Wagner Costa, dono da Innovare Cartuchos, empresa que venceu a licitação para a implantação da Área Azul digital.

O promotor de Justiça Cláudio Santos de Moraes, que também investiga o caso, disse que vai pedir a abertura de inquérito policial.

Edinho já demitiu a presidente da Emurb Vânia Pelegrini e a mulher de Wagner, que era apadrinhada na própria Emurb. O projeto da Área Azul digital foi cancelado.

"Acho que ele (Liszt) mentiu. A caixa preta começa a ser aberta", afirmou o vereador Anderson Branco (PR). "A situação está insustentável. Ele tinha de se afastar", afirmou.

Segundo Marco Rillo (PT), a situação do secretário "complicou demais". Liszt será convocado pela da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar irregularidades na Emurb. "Ele (Liszt) falou uma coisa para o prefeito e para nós, mas as demandas são assinadas por ele. Ele tocava a empresa informalmente", disse o petista.

José Carlos Marinho (PP) é outro vereador que afirmou que a situação do secretário é "crítica". "Não tem mais nenhuma condição de permanecer no cargo. O Jair (Moretti) voltou para colocar a casa em ordem", disse.

De acordo com Celso Peixão (PSB), o secretário vai ter espaço na CPI para apresentar suas explicações. "Ele terá chance para se defender. Não quero tirar nenhuma conclusão precipitada", afirmou.

Liszt foi procurado pelo Diário nesta quinta, mas não atendeu as ligações feitas o telefone celular. O secretário já disse que, na sua opinião, não há irregularidade na participação das empresas de seus parentes na licitação. Por isso, não deixaria o cargo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso