Diário da Região

17/01/2018 - 18h57min / Atualizado 17/01/2018 - 20h44min

MAIS POLÊMICA

Na Justiça, Liszt diz representar empresa investigada

Procuração contraria versão apresentada na Câmara; secretário diz que se trata de "equívoco"

Em documento protocolado na Justiça no início de dezembro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, Liszt Abdala, assina como representante legal de empresa que participou de licitação considerada suspeita e que está sendo investigada. Trata-se da concorrência, via carta-convite, da Área Azul Digital. Liszt já foi sócio da empresa Marbell Teleinformática, que sequer apresentou propostas na licitação e foi inabilitada. Ao ser ouvido na Câmara nesta segunda, 15, Liszt afirmou que não fazia mais parte do quadro de sócios da empresa, que ficou no nome de sua irmã, Liszeila. Sua saída da empresa consta no site da Juscesp, junta comercial de São Paulo, mas documentos apresentados em ação na qual a Marbell cobra suposta dívida o colocam como o representante da empresa e assina a procuração para advogados seguirem com o processo. 

O Ministério Público irá abrir outra frente de investigação.

Além da empresa Marbell, participou da licitação a empresa Computele Telecomunicações, que pelo CNPJ  fornecido  na licitação está no nome da mulher de Liszt, Fani Warick.  A suspeita é que a licitação tenha sido direcionada para a empresa Innovare Cartuchos. O empresário Wagner Costa, afirmou em entrevista ao Diário que "já sabia" que iria desenvolver o aplicativo. Ele fez a mesma acusação em depoimento no Ministério Público.  Uma quarta empresa, Riotech Informática, foi convidada para participar pela Emurb da disputa, mas não apareceu. A abertura das propostas ocorreu no dia 5 de julho do ano passado. 

O Ministério Público já havia decidido investigar Liszt porque enquanto ele foi presidente da Emurb, entre 2010 e 2011,  e era sócio da Marbell, a empresa recebeu recursos da Prefeitura e do Semae. Também há gastos da prefeitura em nome da mulher de Liszt. 

"Ele precisa explicar essa procuração em que afirma ser o representante da empresa que antes disse não ter participação mais", afirmou o promotor Sérgio Clementino nesta quarta-feira, 17.

Outro lado

O secretário não atendeu o celular. Segundo a prefeitura, ele está em viagem.  Por meio de nota da assessoria da Prefeitura, Liszt afirmou que "reitera que não faz parte da Marbell e não cometeu nenhuma ilegalidade. O processo em questão é um equívoco. O advogado responsável aguarda o fim do recesso do judiciário para regularização", informou. 

Para o promotor Sérgio Clementino, há indícios de irregularidade na licitação. "O empresário afirmou que sabia que ia fazer o serviço. Uma empresa participar e nem levar documentação aumenta indícios de fraude", afirmou.

Intervenção

Enquanto isso, a Emurb está sobe "intervenção" de comissão nomeada pela Prefeitura. A funcionária Roberta Costa, mulher de Wagner Costa, foi demitida do cargo. O presidente interino da Emurb agora e o secretário da Fazenda, Angelo Bevilacqua. Wagner denunciou suposto esquema de venda ilegal de talões. A então presidente da Emurb, Vania Pelegrini, foi demitida já na primeira semana do mês.

Segundo Bevilacqua, há "inconsistências legais e formais" na licitação da área azul digital. As empresas foram convidadas por e-mail. "Estamos apurando quem fez este convite. Vamos investigar tudo", afirmou Bevilacqua. 

A comissão apreendeu milhares de talões da Área Azul para investigar suposta venda ilegal de talões. "Vamos inserir uma espécie de código de segurança e garantir que não irá mais ter falsificação", disse o interino da Emurb.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso