X
X

Diário da Região

19/01/2018 - 00h13min / Atualizado 19/01/2018 - 00h13min

Portos

À PF, Temer nega benefício a empresa do setor portuário

Medebista nega que Rocha Loures fizesse tratativas em nome dele sobre propina

Alan Santos/PR O presidente Temer, que respondeu as 50 perguntas por escrito
O presidente Temer, que respondeu as 50 perguntas por escrito

O presidente Michel Temer afirmou à Polícia Federal que nunca autorizou seu ex-assessor especial, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR), a fazer tratativas em seu nome. "Nunca autorizei que o sr. Rodrigo Rocha Loures fizesse tratativas em meu nome com empresários do setor portuário visando ao recebimento de valores em troca de melhores benefícios para aquele setor", escreveu Temer no documento protocolado nesta quinta-feira, 18, no Supremo Tribunal Federal com suas respostas às 50 perguntas formuladas pela PF no âmbito de um inquérito que investiga suposto esquema de corrupção envolvendo a edição do Decreto dos Portos.

O presidente optou por prestar esclarecimentos à PF por escrito. No documento, Temer admitiu que conhece o presidente do Grupo Rodrimar, Antônio Celso Grecco, e que já o encontrou em uma festa de aniversário. A Rodrimar atua no porto de Santos e foi beneficiada pelo decreto assinado por Temer em maio do ano passado, que ampliou de 25 para 35 anos as concessões do setor, prorrogáveis por até 70 anos. Temer, Grecco, Rocha Loures e Ricardo Conrado Mesquita, diretor da Rodrimar, são investigados no inquérito, relatado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF.

No documento de 12 páginas, Temer criticou a "impertinência" e "caráter ofensivo" de algumas questões "por colocar em dúvida a minha honorabilidade e dignidade pessoal". Sobre sua relação com o presidente da Rodrimar, Temer esclareceu que esteve com ele "rapidamente, "em duas ou três oportunidades", mas que não teria tratado sobre concessões para o setor portuário. "Encontrei-me com o sr. Antonio Celso Grecco em uma festa de aniversário de um amigo comum. Nenhum pedido me foi formulado por ele, nem nesta e nem em ocasião nenhuma", responde Temer.

Em uma das manifestações de Grecco durante o processo de investigação, a defesa do presidente da Rodrimar afirmou não havia amizade entre ele e Temer. Procurada pela reportagem, a Rodrimar informou que não se manifestaria.

Quando a PF questiona o porquê de representantes das empresas concessionárias do setor de portos terem procurado Rocha Loures em 2016, Temer reafirma que não determinou que o então assessor acompanhasse as questões das concessões das empresas.Sobre um "contato intenso" entre Rocha Loures e Ricardo Mesquita, Temer afirmou que não foi informado. O presidente diz ainda que Loures foi seu assessor porque "depositava confiança quanto ao exercício das funções inerentes à sua assessoria".

Em depoimento à PF no ano passado, Loures negou que tenha recebido qualquer recurso por meio de doação eleitoral da Rodrimar ou de qualquer outra empresa ligada ao setor portuário. Temer negou que o Grupo Rodrimar tenha sido beneficiado com a edição do decreto dos Portos. O presidente ainda disse que não foi procurado por empresários do setor sobre a edição do texto e que não acompanhou sua tramitação. O presidente disse ainda não conhecer Ricardo Mesquita, nem Edgar Safdie. Os dois são apontados na denúncia oferecida pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot como supostos intermediários de repasses de recursos ilícitos.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso