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Diário da Região

20/01/2018 - 00h39min / Atualizado 20/01/2018 - 00h38min

ROTA 2030

Sem incentivos, acaba o desenvolvimento, diz Anfavea

Sem definição do novo regime automotivo, o Rota 2030, que deveria ter entrado em vigor este mês, a indústria automobilística tenta manter incentivos à inovação. Como não há previsão orçamentária para esse tipo de renúncia, a tentativa agora é que investimentos nessa área sejam devolvidos por meio do abatimento de impostos em 2019.

O ministro interino do Desenvolvimento, Marcos Jorge, se reuniu nesta sexta-feira, 19, com montadoras e importadores e, segundo ele, "já está dado que teremos política automotiva; o que está se discutindo é a finalização". O tema está travado em razão de desentendimento entre os ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que quer manter os incentivos, e da Fazenda, que é contrário.

Há previsão de que o crédito a ser concedido não supere R$ 1,5 bilhão obtido em 2017, mas há impasse sobre a forma como será feito. Para a Fazenda, não é preciso programa específico para o setor, pois a Lei do Bem prevê que recursos investidos em pesquisa e desenvolvimento gerem abatimento no Imposto de Renda.

O MDIC e montadoras argumentam que em ano de prejuízo o crédito não poderá ser usado.

"A indústria tem capacidade instalada de 5 milhões de veículos, com mercado interno de 2 milhões. As empresas estão perdendo dinheiro no Brasil", disse Antonio Megale, presidente da Anfavea, que reúne montadoras. Uma ideia é que recursos investidos este ano e no próximo sejam abatidos em 2019, o que geraria renúncia de R$ 3 bilhões.

Outra é que o crédito seja gerado no ano seguinte, o que manteria a renúncia em R$ 1,5 bilhão. Para Megale, o apoio tributário em P&D é fundamental para viabilizar tecnologias para as quais o Brasil tem vocação, como a de biocombustíveis. "Vejo com preocupação que a parte de desenvolvimento iria para fora do Brasil."

 

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