Rapahel Sander adota visual de personagem em novelaÍcone de fechar Fechar

Imersão cultural

Rapahel Sander adota visual de personagem em novela

Ator assumiu no dia a dia o visual do judeu Noah, seu personagem em Apocalipse


    • São José do Rio Preto
    • máx min

Raphael Sander ganhou olhares curiosos nas ruas após mudar o visual para Apocalipse, novela das 20h45 da Record. O ator resolveu alongar o cabelo para chegar aos cachos laterais - chamados de peiot - usados pelos judeus ortodoxos, com o objetivo de dar mais veracidade ao corajoso Noah, seu personagem na trama.

"Estou usando o cabelo no dia a dia. Gosto do peiot na minha rotina, para sentir o Noah e saber como é o olhar das pessoas. Isso facilita o meu trabalho. O pessoal estranha muito. É como se eu fosse um cara de outro planeta, uma loucura", admite.

Noah já apareceu usando os conhecimentos do Krav Magá, arte de defesa pessoal israelense, para desarmar um criminoso e socorrer uma criança. Segundo Raphael, foi importante fazer workshops ligados aos costumes dos judeus e à prosódia hebraica, para se inserir nessa realidade, que é tão distante da dele.

"A Record deu para a gente alguns dias de treinamento, mas eu decidi fazer Krav Magá por fora também. Meu personagem tem muitas cenas em que vai usar isso. Então, queria chegar o mais preparado possível. Costumo treinar quatro vezes por semana", conta.

Ingênuo, romântico e sincero, Noah se apaixonará por Isabela (Paloma Bernardi), que é totalmente diferente dele. A estudante de arqueologia viajará para Israel com a finalidade de estagiar em um sítio arqueológico, mas acabará se envolvendo com o judeu. No fim, Noah terá de disputar o amor da irmã de Benjamin (Igor Rickli) com Ricardo (Sergio Marone), o Anticristo. Para Raphael, só o que faltou foi viajar para conhecer Jerusalém e, assim, se aproximar ainda mais das raízes do personagem.

"Estou no núcleo de Israel. Adoraria ter passado uma semana pelo menos lá. Eu conversei com alguns rabinos do Rio de Janeiro e eles me falaram que, se eu ficasse seis dias, iria sentir um pouco como é. Acabou que não deu, porque as gravações já estavam em cima e tinha a preparação", explica.

Nu na estreia

Raphael estreou na televisão em Verdades Secretas, da Globo, em 2015, na pele do modelo Leo. Depois, integrou o elenco de Totalmente Demais (2016) e fez uma participação especial no primeiro capítulo de Novo Mundo (2017).

No entanto, o ator elege Apocalipse como o trabalho mais complexo e distante de sua realidade até agora. De acordo com ele, fugir do rótulo de "apenas mais um rostinho bonito" é o mais interessante.

"Queria sair do estereótipo. Fiquei feliz por Noah ser uma proposta completamente diferente do que fiz. Ele mora em Israel, é judeu ortodoxo e ainda é militar, então são muitas facetas e foge desse padrão de galã sem camisa. Dá um frio na barriga me tirar da zona de conforto. Não é sempre que a gente consegue ter um personagem que sai totalmente dessa prateleira", confessa.

Apesar de querer ir além da beleza, Raphael não nega que a repercussão das cenas ousadas de Verdades Secretas foi satisfatória. O ator conta que, até hoje, se diverte quando ouve algum comentário sobre a cena final do personagem. Na novela, ele ficou nu na frente de Marieta Severo, que interpretava Fanny, dona de uma agência de modelos.

"Nu na frente do Brasil, com Marieta Severo. Foi incrível (risos)! Nós conversamos antes. Ela me deixou confortável, me disse para ficar tranquilo. A frase dela na novela era: 'Serve'. Escutei muito isso na rua e vi demais nas redes sociais. São daquelas coisas que vou levar para o resto da vida e acho maneiro, porque é o reconhecimento do público", finaliza.