X
X

Diário da Região

20/01/2018 - 19h55min / Atualizado 20/01/2018 - 19h55min

METRAL EXTREMO

Músico produz livro sobre bandas da região

Guilherme Baffi 19/1/2017 Varnier prepara livro sobre bandas de metal extremo
Varnier prepara livro sobre bandas de metal extremo

Estilo musical distante da grande mídia, mas muito próximo do underground, o metal extremo foi explorado por dezenas de bandas da região de Rio Preto nas décadas de 1980 e 1990.

Bandas com nomes praticamente impronunciáveis, cantando em inglês temas obscuros, foram criadas em praticamente todas as cidades do interior paulista. E a história de algumas delas é contada por Kleber Varnier, músico natural de General Salgado que até hoje movimenta a cena do metal extremo na região.

O músico está escrevendo um livro com as memórias do metal extremo da região. A publicação, que também terá lançamento no exterior, segue o visual do fanzine, que foi muito explorado por Varnier ao longo de sua trajetória no rock pesado.

Aliás, Varnier fez parte da fundação de uma das bandas da região que conquistou reconhecimento internacional no final dos anos 1990: a Abhorrence. "O perfil da Abhorrence faz parte de diversas publicações internacionais que relacionam as principais bandas de metal extremo do mundo", conta o músico.

"Muita gente acha que a região de Rio Preto não teve bandas desse tipo. No entanto, havia uma cena muito vigorosa, que, apesar de todas as dificuldades, tinha uma identidade muito própria. A galera criava e não copiava. Cidades como Fernandópolis, por exemplo, chegou a contar com quase 20 bandas na ativa", analisa o músico, que atualmente se prepara para lançar o primeiro EP de sua nova banda, a Bellicosity, da qual é vocalista e baixista. A banda ainda conta com o guitarrista Marcos Pereira e o baterista Thiago Bello.

O músico criou a Bellicosity em 2014, mais de dez anos depois do fim da Abhorrence, que terminou por desentendimentos entre os integrantes. Intitulado Hellnecroarmamentism, o primeiro EP da nova banda tem capa assinada por Cesar Pessoa, ilustrador e músico chileno que atua como baterista da banda Inferis.

Varnier também está à frente da organização do Avalanche Metal Fest, festival que reúne bandas de metal extremo e que já teve várias edições realizadas desde os anos 1990.

Uma nova edição do festival, com a participação da banda Bellicosity, está sendo planejada para este ano. "Muitos eventos como o Avalanche também movimentaram a região no período que retrato no meu livro", informa Varnier.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso