Diário da Região

12/01/2018 - 18h06min / Atualizado 13/01/2018 - 09h41min

PARA CRIANÇAS

Vicente Serroni transforma peça escrita há mais de duas décadas em livro infantil

Músico, escritor e carnavalesco transformou peça escrita por ele há mais de 20 anos em livro infantil acompanhado de CD com seis músicas

Guilherme Baffi 12/1/2018 Vicente Serroni com o livro e o CD voltado para as crianças: os vilões da história são problemas do real
Vicente Serroni com o livro e o CD voltado para as crianças: os vilões da história são problemas do real

No mundo do Faz de Conta, o pequeno Zezito e seu cachorro falante, Late Late, encaram uma série de duelos contra vilões que representam problemas bem conhecidos da vida real, como a fome, a tristeza e a destruição do meio ambiente.

Esse é o enredo do livro infantil Os Heróis do Faz de Conta (Editora All Prints), que o músico, escritor e carnavalesco Vicente Serroni lançará em Rio Preto na próxima quinta-feira, 17. Viabilizada pelo fomento do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura, a publicação é uma nova versão de uma peça teatral escrita por ele há mais de 20 anos.

"Quando escrevi a peça de teatro, meu filho estava com seis anos de idade. Hoje, minhas netas estão chegado nessa faixa, e elas acabaram me inspirando a revisitar essa história, que continua bastante atual", conta Serroni ao Diário.

Na época em que foi escrito, o texto ganhou duas montagens, uma dirigida por Mario Crealese com atores da cidade e outra comandada pelo professor Wagner Castro no colégio Anglo.

Apesar de trazer uma mensagem que dialoga com o momento atual, principalmente no que se refere aos representantes políticos dos brasileiros, que deveriam ser os verdadeiros heróis no combate a problemas como a fome, a história de Serroni passou por alguns 'ajustes' de época. Isso porque vários super-heróis dos quadrinhos e da televisão são citados ao longo do texto. No entanto, alguns deles passariam batido pelas novas gerações.

Nomes como He-Man e Thundercats deram lugar a figuras adoradas pelas crianças de hoje, como Ladybug, The Thundermans e Ben 10. Mas Serroni sinaliza que eles não são os verdadeiros 'heróis do faz de conta da história'. "Cada vilão tem um super-herói específico para combatê-lo. Quem combate o vilão da fome, por exemplo, é o Comilão, um herói de carne e osso que é bom de garfo", explica.

As ilustrações que acompanham a narrativa de Os Heróis do Faz de Conta são assinadas pela jovem desenhista Maria Victoria Roma, que imprimiu um traço bastante infantil na reprodução do mundo fantástico habitado por Zezito e Late Late.

Letra e música

O livro de Serroni é acompanhado de um CD com seis músicas que também foram compostas por ele, algumas há mais de 20 anos e que fizeram parte da trilha das montagens teatrais. "A canção do super-herói Comilão, por exemplo, já existia. Mas acabei compondo outras. Elas servem de fundo musical para a história contada no livro", ressalta.

Com arranjos assinados por Ly Sarkis, as canções tiveram participação especial das cantoras Milena Zanella e Luisa Carvalho de Paula Ferreira, de apenas 8 anos.

Os Heróis do Faz de Conta é um livro infantil, mas Serroni pede para que os adultos aproveitem a obra para criar vínculos com os pequenos por meio da leitura. "Por que não ler um livro para uma criança?", questiona. Após o lançamento, o livro estará disponível nos principais sites do ramo. 

Serviço

  • Lançamento do livro Os Heróis do Faz de Conta, de Vicente Serroni. Quarta-feira, às 19h, na livraria Saraiva do Riopreto Shopping Center. Livro disco: R$ 29,90.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso