X
X

Diário da Região

12/01/2018 - 18h06min / Atualizado 13/01/2018 - 09h41min

PARA CRIANÇAS

Vicente Serroni transforma peça escrita há mais de duas décadas em livro infantil

Músico, escritor e carnavalesco transformou peça escrita por ele há mais de 20 anos em livro infantil acompanhado de CD com seis músicas

Guilherme Baffi 12/1/2018 Vicente Serroni com o livro e o CD voltado para as crianças: os vilões da história são problemas do real
Vicente Serroni com o livro e o CD voltado para as crianças: os vilões da história são problemas do real

No mundo do Faz de Conta, o pequeno Zezito e seu cachorro falante, Late Late, encaram uma série de duelos contra vilões que representam problemas bem conhecidos da vida real, como a fome, a tristeza e a destruição do meio ambiente.

Esse é o enredo do livro infantil Os Heróis do Faz de Conta (Editora All Prints), que o músico, escritor e carnavalesco Vicente Serroni lançará em Rio Preto na próxima quinta-feira, 17. Viabilizada pelo fomento do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura, a publicação é uma nova versão de uma peça teatral escrita por ele há mais de 20 anos.

"Quando escrevi a peça de teatro, meu filho estava com seis anos de idade. Hoje, minhas netas estão chegado nessa faixa, e elas acabaram me inspirando a revisitar essa história, que continua bastante atual", conta Serroni ao Diário.

Na época em que foi escrito, o texto ganhou duas montagens, uma dirigida por Mario Crealese com atores da cidade e outra comandada pelo professor Wagner Castro no colégio Anglo.

Apesar de trazer uma mensagem que dialoga com o momento atual, principalmente no que se refere aos representantes políticos dos brasileiros, que deveriam ser os verdadeiros heróis no combate a problemas como a fome, a história de Serroni passou por alguns 'ajustes' de época. Isso porque vários super-heróis dos quadrinhos e da televisão são citados ao longo do texto. No entanto, alguns deles passariam batido pelas novas gerações.

Nomes como He-Man e Thundercats deram lugar a figuras adoradas pelas crianças de hoje, como Ladybug, The Thundermans e Ben 10. Mas Serroni sinaliza que eles não são os verdadeiros 'heróis do faz de conta da história'. "Cada vilão tem um super-herói específico para combatê-lo. Quem combate o vilão da fome, por exemplo, é o Comilão, um herói de carne e osso que é bom de garfo", explica.

As ilustrações que acompanham a narrativa de Os Heróis do Faz de Conta são assinadas pela jovem desenhista Maria Victoria Roma, que imprimiu um traço bastante infantil na reprodução do mundo fantástico habitado por Zezito e Late Late.

Letra e música

O livro de Serroni é acompanhado de um CD com seis músicas que também foram compostas por ele, algumas há mais de 20 anos e que fizeram parte da trilha das montagens teatrais. "A canção do super-herói Comilão, por exemplo, já existia. Mas acabei compondo outras. Elas servem de fundo musical para a história contada no livro", ressalta.

Com arranjos assinados por Ly Sarkis, as canções tiveram participação especial das cantoras Milena Zanella e Luisa Carvalho de Paula Ferreira, de apenas 8 anos.

Os Heróis do Faz de Conta é um livro infantil, mas Serroni pede para que os adultos aproveitem a obra para criar vínculos com os pequenos por meio da leitura. "Por que não ler um livro para uma criança?", questiona. Após o lançamento, o livro estará disponível nos principais sites do ramo. 

Serviço

  • Lançamento do livro Os Heróis do Faz de Conta, de Vicente Serroni. Quarta-feira, às 19h, na livraria Saraiva do Riopreto Shopping Center. Livro disco: R$ 29,90.

Império do Sol homenageia o 'astro rei' em desfile

Guilherme Baffi/Arquivo Carro da Império 
do Sol em desfile 
de 2014
Carro da Império do Sol em desfile de 2014

Na Império do Sol, escola de samba rio-pretense comandada por Vicente Serroni, a produção está mais que adiantada para o desfile do Carnaval 2018. Isso porque a agremiação já recebeu os recursos do fomento do Prêmio Nelson Seixas, realizado no ano passado pela Secretaria Municipal de Cultura.

"A seleção da escola no edital do Prêmio Nelson Seixas foi uma excelente ajuda, pois conseguimos trabalhar com calma, planejar melhor as coisas e até adquirir materiais com preços mais em conta. A produção está a todo vapor e bastante adiantada. É muito bom poder criar sem aquela fobia", comenta.

Depois de uma trilogia dedicada à água, a agremiação rio-pretense presta homenagem ao astro que lhe dá nome. O enredo tem como tema Sol, O Astro Rei da Alegria.

"Falamos do sol desde a explosão que deu origem às estrelas até as mitologias ligadas a esse astro, sem deixar de lado questões como a natureza, o clima e a energia solar", explica Serroni.

O regulamento do Carnaval 2018 exige que cada escola de Rio Preto desfile com, no mínimo, 150 integrantes. Mas Serroni acredita que a Império conseguirá levar mais de 200 pessoas para seu desfile em fevereiro. "O pessoal está aguardando ansiosamente pelo desfile, que não teve na cidade em 2017." 

Os ensaios da bateria da Império do Sol já estão sendo realizados no Pinheirinho, toda as terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 20h. E o público pode prestigiar.

"Toda a comunidade é convidada para acompanhar os ensaios de nossa bateria. O ensaio já serve de esquenta, uma prévia do clima que vai dominar a passarela do samba durante o Carnaval", destaca o carnavalesco.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso