X
X

Diário da Região

31/01/2018 - 17h56min / Atualizado 01/02/2018 - 10h26min

EXPOSIÇÃO

A arte das paisagens deslocadas de Talita Moreau

Obras da artista mineira apresentadas em Rio Preto são inéditas ao público

Divulgação Uma das abstrações poéticas da mineira Talita Moreau
Uma das abstrações poéticas da mineira Talita Moreau

Artista que traz na base de sua formação a pintura e o audiovisual, a mineira Talita Moreau, de Uberlândia, tem se dedicado, nos últimos anos, ao estudo e à produção em torno da abstração poética.

Um conjunto de obras ainda inéditas ao público - frutos de um exercício que envolve questões como observação, recortes e deslocamentos - será apresentado pela primeira vez na exposição Nas Pedras da Minha Rua, que entra em cartaz no escritório de arte Casa de Criar, em Rio Preto, nesta quinta-feira, 1º.

Todos feitos em papel, os trabalhos envolvem pinturas e desenhos não figurativos que nasceram a partir da observação de locais e paisagens de três cidades que foram morada da artista: Uberlândia, Belo Horizonte e Lisboa, onde ela deu início ao mestrado em artes há cerca dois anos.

"A partir de locais e paisagens que me são afetivos, ou de uma imagem deles, concebi pinturas abstratas usando técnicas como aquarela, guache, nanquim e tinta acrílica. Posteriormente, recortei dessas pinturas as partes que me interessavam para a criação de um novo suporte. Fiz uma colagem com essas partes, criando uma outra obra", explica a artista, que estará presente no lançamento da exposição em Rio Preto.

Segundo Talita, o resultado final de suas obras remetem muito ao formato de pedras - por isso o nome da exposição que ela realiza em Rio Preto. "Tem algo de poético, que é essa ligação afetiva que tenho com os lugares, mas também de concreto, com um resultado final que se assemelha muito a pedaços e fragmentos", comenta a artista.

Para a artista mineira, o termo abstração poética não faz referência a algum estilo ou movimento artístico, mas é um conceito que renega uma autonomia visual da pintura. "Esse pensamento não vê a abstração como uma resposta estética, emocional e mental, que remete à própria pintura, mas, sim, uma imagem que evoca de alguma maneira o mundo em geral", acrescenta.

Serviço

  • Exposição Nas Pedras da Minha Rua, de Talita Moreau. Abertura hoje, às 20h. Em cartaz até 2 de março. Visitas agendadas pelo telefone (17) 99131-8500. Gratuito 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso