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Diário da Região

30/01/2018 - 00h20min / Atualizado 30/01/2018 - 09h35min

Fique atento

ANS divulga avaliação de convênios médicos

Quem está à procura de um ou pensa em mudar de operadora deve ficar atento às notas

Divulgação Fachada AustaClínicas
Fachada AustaClínicas

Está pensando em contratar um plano de saúde ou está insatisfeito com o que tem e quer mudar? Então fique atento à avaliação divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O relatório de "Qualificação das Operadoras" trouxe notas de 940 operadoras, cinco delas com sede em Rio Preto. Os dados têm relação com os atendimentos e reclamações do ano de 2016.

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), com notas individuais de zero a um, foi obtido com quesitos como atenção à gestão, garantia de acesso, satisfação dos usuários, situação financeira das operadoras e estrutura oferecida. Segundo a lista de qualificações, quatro operadoras de Rio Preto melhoraram a pontuação no índice de desempenho, e uma apresentou pontuação menor em relação a vigência anterior.

As operadoras são divididas em autogestão, cooperativa médica, filantropia, medicina em grupo e seguradora especializada em saúde - ainda há a divisão por tamanho de conveniados.

De acordo com a ANS, a ideia do Índice não é fazer um ranking das melhores operadoras do País ou de determinada região. O relatório é feito para que o beneficiário que está em busca de um plano de saúde possa monitorar o desempenho de cada operadora.

Entre as operadoras de Rio Preto, o AustaClínicas apresentou fez 0,8326 pontos, a Unimed Rio Preto 0,8325, a Santa Casa 0,8246, o BenSaúde 0,8098 e o HB Saúde 0,6902.

Para o superintendente da Cremesp, Pedro Teixeira, o desempenho das operadoras da cidade é bom e se dá pelo fato de Rio Preto ser um dos polos de medicina do Estado. "As operadoras têm uma boa avaliação, principalmente se comparado a outras e regiões e estados."

O gerente do plano AustaClínicas, Rafael Chanes, que atualmente tem 64 mil usuários, contou que a operadora focou nos últimos quatro anos em melhorar a estrutura de atendimento para os beneficiários. "Temos investido não só na estrutura física, mas principalmente na qualificação dos nossos profissionais, pra trazermos sempre a melhor qualidade de serviços para os clientes. A melhora na pontuação da ANS foi o resultado de anos trabalho," declarou o gerente - a operadora subiu de 0,6491, em 2015, para 0,8326.

De acordo com o presidente da Unimed Rio Preto, Miguel Zerati Filho, a operadora teve um dos melhores desempenhos, resultado de ações internas para garantir ainda mais a excelência dos serviços prestados e satisfação dos beneficiários. "Ter um dos melhores índices entre as operadoras de grande porte de toda região revela o compromisso da Unimed Rio Preto com cada cliente. Apenas 25% das operadoras estão acima de 0,80."

O BenSaúde destacou que subiu de nota em relação à avaliação anterior e chegou à nota máxima em alguns quesitos. " A nota média geral foi prejudicada devido a critérios não qualitativos da ANS que valoriza alguns itens que não levam em consideração o perfil e o tamanho da operadora. Mesmo assim, nossa nota ficou no verde (de 0,80 a 1,00), considerada alta," informou nota da assessoria de imprensa. Santa Casa e HB Saúde não responderam ao questionamento da reportagem.

Queda

Rio Preto registrou a queda de 2.835 usuários de plano de saúde na comparação de dezembro de 2016 com o mesmo mês de 2017. No passado, o número de conveniados na cidade era de 200.293 contra 203.128 no ano anterior, segundo a ANS. Em contrapartida, aumentou o número de conveniados a planos odontológicos. Em 2016, eram 43.317 pessoas assistidas, contra 48.324 em 2017.

Índices levados em conta para a avaliação:

IDQS - Qualidade em atenção à saúde: o desempenho do conjunto de ações em saúde que contribuíram para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

IDGA - Garantia de acesso: condições relacionadas à rede assistencial que permitem a garantia de acesso, abrangendo a oferta da rede de prestadores.

IDGM - Sustentabilidade no mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, levando em conta o equilíbrio econômico-financeiro, a satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

IDGR - Gestão de processos e regulação: se refere ao cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

 

Novas regras entram em vigor

As novas regras de contratação de plano de saúde coletivo empresarial por empresário individual entraram em vigor nesta segunda-feira, 29. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a regra deve ajudar a coibir abusos relacionados a esse tipo de contrato, como por exemplo a criação de empresas exclusivamente para esse fim. A Agência lançou uma cartilha para auxiliar beneficiários e novos contratantes dessa modalidade de plano de saúde (www.ans.gov.br/images/stories/Cartilha_MEI.pdf).

De acordo com a nova norma, para ter direito a esse tipo de plano, o empresário individual deverá apresentar documentos que confirmem sua inscrição nos órgãos competentes e sua regularidade cadastral na Receita Federal pelo período mínimo de seis meses. A manutenção do contrato também depende da continuidade da inscrição nos órgãos competentes e da situação regular na Receita Federal. As operadoras e as administradoras de planos de saúde deverão pedir esses documentos no momento da contratação do plano e no aniversário do contrato, anualmente.

A ANS explicou que a operadora ou administradora de benefícios deve informar ao contratante as principais características do plano que está sendo contratado. (Agência Brasil)

Reclamações no Procon triplicam

Em Rio Preto, de 2016 a 2017, o número de reclamações no Procon contra planos de saúde triplicaram. Em 2016 foram registradas 12 queixas na entidade. No ano passado o número saltou para 34 reclamações.

Por conta desse número crescente de reclamações, o diretor do Procon, Arnaldo Vieira, aconselha os usuários a utilizarem todos os canais disponíveis quando for necessário para fazer uma queixa.

"As reclamações podem ser abertas no Procon, na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e agora pelas redes sociais com o Reclame Aqui. Quanto mais ações o usuário fazer para chamar a atenção das operadoras, melhor" disse Vieira, completando que a reclamação feita na entidade vira um processo administrativo como na ANS, com a vantagem dos canais de comunicação com as operadoras serem feitos com muito mais facilidade. (IM)

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