X
X

Diário da Região

27/01/2018 - 18h34min / Atualizado 27/01/2018 - 18h34min

ATENÇÃO SENHORES PASSAGEIROS

Trem Caipira faz passeio mensal entre Rio Preto e Schmitt

Passageiros que fizeram inscrição para a viagem do Trem Caipira vão visitar pontos turísticos de Schmitt

Fotos: Elton Rodrigues 10/12/2017 Diante da fila que se formou para andar no Trem Caipira, a Prefeitura de Rio Preto negocia com a Agência Nacional de Transportes Terrestres mais de um passeio por mês, como no domingo véspera do aniversário da cidade, em 18 março, no Dia das Mães e na semana do Dia dos Namorados
Diante da fila que se formou para andar no Trem Caipira, a Prefeitura de Rio Preto negocia com a Agência Nacional de Transportes Terrestres mais de um passeio por mês, como no domingo véspera do aniversário da cidade, em 18 março, no Dia das Mães e na semana do Dia dos Namorados

Acontece neste domingo, 28, a segunda viagem do Trem Caipira a Engenheiro Schmitt. O passeio faz parte da programação da atração turística, que já está tem viagens agendadas até dezembro - sempre nos últimos domingos de cada mês - e lotadas até novembro, segundo a Prefeitura. 

O trem parte da Estação Ferroviária de Rio Preto às 10h. São 60 lugares, mas dez são reservados para a tripulação, como mecânico, monitores e seguranças. Os outros assentos serão ocupados por pessoas que fizeram inscrição para o passeio na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo.

Os viajantes serão recebidos na estação de Rio Preto por músicos da Camerata Jovem de Bethoven. Estão previstas as mesmas atrações da primeira viagem, como uma banca de revistas, em Schmitt, com exemplares antigos de jornais, revistas e gibis. 

No distrito, os passageiros farão degustação dos famosos doces de Schmitt, que foram cedidos pelas fábricas. Eles visitarão também o museu caipira e as barracas de artesanato na praça da igreja de Santa Apolônia. Quem desejar, poderá levar doces ou lembranças para casa. 

Para que o projeto pudesse acontecer novamente, as estações foram revitalizadas por meio de parcerias. Um café temático está às disposição de quem vai fazer o passeio, além do memoria ferroviário, memorial caipira, ferromodelismo e artesanato. O percurso tem 10,5 quilômetros e leva 45 minutos. 

O trem foi remodelado e adesivado com obras do artista primitivista José Antônio da Silva, reconhecido internacionalmente e conhecido como "o Silva", de Rio Preto. 

O Trem Caipira é um veículo leve sobre trilhos (VLT) composto por um veículo motriz com capacidade para 28 passageiros sentados e um cadeirante. Há um reboque com capacidade máxima para 32 passageiros sentados. O custo total, contando aquisição da composição e toda a manutenção, ficou em R$ 1,2 milhão. 

O caminho do trem

O Trem Caipira foi inaugurado em 2008, pouco antes de Edinho Araújo terminar seu mandato. Foi feita apenas uma viagem. Em 2014, o ex-prefeito Valdomiro Lopes reinaugurou o veículo, mas o trajeto foi feito apenas uma vez. Quando assumiu a Prefeitura em 2017, Edinho Araújo garantiu que o veículo rodaria ainda no ano passado. O município conseguiu o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária da linha férrea, a Rumo ALL, para utilização dos trilhos uma vez por mês.

De acordo com o secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Onofre Araújo, todas as viagens dos últimos domingos de cada mês serão gratuitas, pelo menos até dezembro. A cobrança pelo passeio não está descartada, mas não vai começar agora. "Essas viagens têm que se consolidar, o Trem Caipira não contempla só a viagem de trem. Há um contexto maior visto que queremos resgatar o turismo para o Distrito de Schmitt. É mais abrangente", considera Araújo. A pasta está fazendo tratativas para, em alguns meses, realizar mais de uma viagem. 

Conforme o secretário, estuda-se fazer passeios temáticos nos próximos meses, conforme a data a ser comemorada. "Por exemplo, em fevereiro, carnaval", cita.

Ainda não está definido se a Prefeitura firmará contrato com alguma empresa para administrar o Trem Caipira. O secretário fala que a tendência de qualquer projeto bem sucedido é ser explorado pela iniciativa privada. "Vamos iniciar uma conversação agora em fevereiro porque é um tema complexo. Temos que consultar as bases legais e jurídicas para ver que decisões nós vamos tomar." 

 Onofre afirma que há interesse que Rio Preto seja classificado como um Município de Interesse Turístico (MIT). O título é concedido pelo governo do Estado de São Paulo e permite que a cidade receba verbas que devem ser investigas exclusivamente no turismo. Os passageiros do passeio de domingo se inscreveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Mais informações pelo telefone 3203-1152.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso