X
X

Diário da Região

26/01/2018 - 22h14min / Atualizado 26/01/2018 - 22h14min

CRIATIVIDADE

'Professor Pardal' cria um carro anfíbio

Veículo de torneiro mecânico de Tanabi funciona na água e na terra

Divulgação/Maurício Reis Magalhães Veículo anfíbio na água
Veículo anfíbio na água

Quem mora em Tanabi, com certeza conhece o Professor Pardal da cidade. Por algumas inovações, o apelido do torneiro mecânico José Teodoro da Silveira, de 52 anos, se justifica. Na mais recente, ele criou um carro anfíbio - que funciona na terra e na água - a partir de uma Brasília velha. O

Uma conversa entre amigos, resultou em uma das invenções mais geniais do professor pardal de Tanabi. José contou que os colegas o desafiaram a construir algo que auxiliasse na pescaria. "A ideia era unir um barco a motor, uma carretinha e um carro. Resolvi inventar um que eu pudesse juntar tudo isso, sem precisar colocar os pés na água, muito menos carregar peso," explica. Com a invenção, o torneiro mecânico chega no local da pescaria, e logo pode entrar dentro na água.

O carro anfíbio de José levou aproximadamente seis meses para ficar pronto. "Fui fazendo no meu tempo livre, geralmente nos finais de semana." Grande parte dos materiais utilizados na invenção foram itens usados, como uma Brasília velha que o inventor tinha. "Joguei ela dentro da represa e, após perceber que ela havia boiado, vi que era por ali que deveria começar."

Após notar a utilidade da carcaça do carro, o torneiro mecânico fez alguns cálculos para saber a quantidade de material flutuável que iria utilizar. "Ainda não está pronto, vou mexendo nele de acordo com minha disponibilidade de tempo. Preciso incluir mais algumas coisas e testar outras," disse o inventor.

Essa não é primeira invenção do "professor bugiganga". Quando tinha 18 anos, José construiu uma motocicleta com materiais usados, pois na época não tinha dinheiro para comprar uma nova. "Isso foi há quase 40 anos atrás. Também fiz um carro estilo bug com uma cadeira de alpendre." A experiência que adquiriu ao longo dos anos trabalhando em oficinas mecânicas o ajudou na construção dessas veículos diferentes.

José está com um projeto em desenvolvimento, de um carro que utiliza menos combustível. "Ainda estou fazendo os cálculos de tudo que vou precisar, estou estudando. Mas isso é mais para o futuro".

Sobre o apelido, José acha graça e diz não se importar. "O pessoal que colocou. Às vezes tem alguma coisa que eles não sabem consertar, aí eles vêm aqui para eu dar um jeitinho," disse.

O policial aposentado Maurício Reis Magalhães conhece José há mais de 40 anos, e foi quem filmou o "Zé Teodoro" e postou nas redes sociais. O vídeo do inventor testando sua criação foi feito em uma represa da zona rural de Tanabi e já acumula mais de 1,6 mil visualizações no Facebook. "Eu sempre percebi que ele é criativo, curioso, e gosta muito dessas coisas. Ele não gosta de ficar mostrando as coisas que ele inventa, mas sempre falo com ele, e desta vez ele foi em casa e pediu para eu filmar. Pedi autorização para tornar público o invento dele, ele autorizou e gostou." disse o amigo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso