X
X

Diário da Região

11/01/2018 - 22h15min / Atualizado 11/01/2018 - 22h15min

Fogo

Três pessoas são vítimas de queimadura na região

Em Auriflama, um cadeirante de 65 anos morreu após incêndio na casa dele

Uma pessoa morreu queimada e duas sofreram queimaduras após sofrerem acidentes domésticos na região nesta quarta-feira, dia 11. O caso mais grave foi em Auriflama, onde o cadeirante Aparecido Rosa Eduardo Filho, de 65 anos, morreu após a casa dele pegar fogo.

Nos últimos dois anos, 486 pessoas foram atendidas pelo Hospital de Base de Rio Preto vítimas de queimaduras - média de 20 pacientes por mês. Na comparação de 2016 com o ano passado, aumentou 8% o número de vítima (de 233 para 253).

Para o HB são enviadas as vítimas com ferimentos mais graves, porque as queimaduras mais leves, de primeiro grau, são atendidas em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Após terem os quadros clínicos estabilizados, os pacientes de queimaduras gravíssimas, de 3º grau, são encaminhados aos centros médicos especializados em queimados mais próximos de Rio Preto - Hospital Padre Albino, em Catanduva, e Hospital Estadual de Bauru.

Além do HB, a Santa Casa também mantém uma ala de tratamento de vítimas de queimaduras. Os casos mais levem pode ser sanados em até seis dias, mas os mais graves podem demandar meses de tratamento e até cirurgia plástica tratar das parte queimada do corpo.

Segundo a cirurgiã plástica Verena Coimbra, uma das médicas do setor de atendimento de vítimas de queimaduras do HB, boa parte dos acidentes com fogo registrados na região poderiam ser evitados, se as pessoas adotassem algumas cautelas. Eles geralmente acontecem em ambiente doméstico, principalmente perto das churrasqueiras ou na cozinha.

Foi justamente o que aconteceu na quarta-feira, dia 10, em Rio Preto, com um pedreiro de 44 anos e uma idosa de 70. O homem terá de ser encaminhado para hospital especializado em tratamento de queimaduras. Ele estava limpando patos para cozinhar em sua chácara, usando o fogo da churrasqueira para queimar a penugem da ave. Por acidente, ele deixou cair um vidro de álcool nas pernas, que pegaram fogo.

A idosa sofreu queimaduras quando estava no preparo de alimentos na cozinha de casa. Uma panela pegou fogo e queimou o rosto e os seios dela. A mulher foi socorrida na UPA do bairro Santo Antonio e, depois, transferida ao HB, onde permanece internada sob observação médica.

No caso de Auriflama, o cadeirante Aparecido chegou a ser socorrido e encaminhado para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos. O idoso tinha o hábito de fumar, o que pode ter provocado o incêndio. As causas do incêndio estão sendo investigada pela Polícia Civil.

(Colaborou Rone Carvalho)

 

Queimaduras

Recomendações para evitar acidentes

  • Acenda churrasqueira fogueira com gel sólido de álcool
  • Em panela com óleo quente pegando fogo, nunca use água para apagar. Use toalha ou a tampa da panela
  • De preferência por usar as bocas do fundo do fogão
  • Vire o cabo da panela para o lado de dentro do fogão
  • Mantenha combustível usado para acender a churrasqueira bem longe do fogo

Cuidados com queimaduras

  • Lave com água corrente, não precisa ser gelada
  • Nunca estoure bolhas
  • Não passe qualquer tipo de pomadas
  • Ligue para o Corpo de Bombeiros ou leve o ferido imediatamente para o pronto-socorro
  • Cubra com toalhas secas

Graus de queimadura

  • Primeiro grau: envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele
  • Segundo grau: envolvem a epiderme e a derme, camada mais profunda da pele
  • Terceiro grau: envolvem todas as camadas da pele e os tecidos subcutâneos, como músculos, nervos, vasos sanguíneos, tendões etc

Fonte - Hospital de Base de Rio Preto

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso