X
X

Diário da Região

22/01/2018 - 23h11min / Atualizado 23/01/2018 - 09h13min

ITÁLIA

Feliz com as pizzas, triste pelo açaí

Apaixonada pela fruta, Karoline lamenta não ter a iguaria em Florença, onde mora há oito meses. Em contrapartida, diz que as famosas pizzas italianas são as melhores do mundo

Arquivo Pessoal Eu no mundo - Karoline Borges de Souza Silva mora em Florença, na Itália
Eu no mundo - Karoline Borges de Souza Silva mora em Florença, na Itália

Rio Preto tem dezenas de pizzarias, mas a rio-pretense Karoline Borges de Souza Silva, 25 anos, não tem dúvidas: nenhuma das redondas se compara às pizzas italianas. "Se resumem em molho de tomate, muçarela e mais algum acompanhamento, não tem muito recheio, porém a massa é a melhor do mundo. É totalmente diferente da nossa."

Mas se as pizzas satisfazem, Karoline lamenta não ter por lá uma fruta bem popular em Rio Preto. "O que mais me faz falta é o açaí," diz.

Há oito meses, a jovem mora em Florença, na Itália. Já pôde comprovar as deliciosas massas produzidas no país. Mas os italianos não pensam somente em comida. "Tem muita pizza, macarrão, porém eles prezam muito a aparência magra e se alimentam bem. Na rua, se vê muitas crianças, e mesmo adultos, com frutas. A alimentação é bem regrada," diz Karoline, que nasceu em Goiânia, mas cresceu em Rio Preto.

Foi para a Itália em busca de melhoria financeira. Aproveitou que tem primos morando na cidade italiana e partiu para a Europa. "O que mais está me motivando a morar em Florença é o retorno financeiro do trabalho," diz. Ela trabalha em uma empresa que trabalha com aluguéis de apartamentos para turistas, atuando no check in e check out.

Para ter esse retorno financeiro, no entanto, a jovem diz que precisa se dedicar totalmente ao serviço. Trabalha de domingo a domingo, sem folga, mas diz que os ganhos compensam. "Quando resolvi me mudar, não imaginava que fosse trabalhar tanto, porém não me arrependo."

Florença fica na famosa região da Toscana. A cidade é considerada o berço do Renascimento - período histórico marcado por transformações na sociedade, cultura, economia e política. É palco de obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Donatello. Recebe milhares de turistas.

"Viver em Florença é simplesmente fantástico. Por ser uma cidade turística, todos os dias vêm pessoas novas de todos os cantos do mundo. Caminhar pela cidade é descobrir um museu novo, estátuas gigantes e apreciar sem cessar a incrível Duomo (catedral), que é simplesmente linda."

Karoline mora em um apartamento com amigos. Diz que encontrar moradia é uma das dificuldades encontradas por estrangeiros. Entre as facilidades está se alimentar bem e ter acesso a roupas e acessórios de marca gastando pouco, além de poder viajar para países vizinhos com preços baixos.

Ela destaca também o transporte público - com um bilhete por 1,20 euro dá para andar por 90 minutos -, as bicas de água potável espalhadas pela cidade e a segurança. "Dá para andar na beira do rio Arno, olhando a lua e o reflexo dos prédios sem se preocupar com assalto ou qualquer outro tipo de violência."

Costumes

Karoline ficou surpresa com o hábito dos italianos de fugirem do chuveiro. "O que mais estranhei é que o pessoal não tem costume de tomar banho todos os dias, principalmente no inverno, que aqui chega a fazer quatro graus negativos. E acaba ficando aquele cheiro desagradável," conta aos risos.

Mas diz que não tem o que reclamar do comportamento dos moradores locais. O respeito que têm pelo próximo e pela vida em sociedade a surpreendeu. Não se vê pessoas jogando lixo pela rua, nem cães e gatos abandonados. No trânsito, os pedestres têm sempre a preferência.

Florença, Itália

  • Continente: Europa
  • Habitantes: 380 mil
  • Brasileiros no país: 72 mil
  • Distância até Rio Preto: 9,4 mil km
  • Fuso horário: está 3 horas à frente

Curiosidades

  • No centro da cidade, no Mercado Nuovo, fica a Fontana del Porcellino, que conta com a escultura de bronze de um javali. Segundo a lenda popular, tocar o nariz do animal traz boa sorte.
  • Florença é berço de grandes personagens da história, como o escritor Dante Alighieri, o físico Galileu Galilei e Maquiavel.

Não deixe de...

conhecer:

  • As belas obras arquitetônicas espalhadas pela cidade, como a catedral de Santa Maria
  • As obras de grandes artistas, como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Donatello

provar:

  • Papa al pomodoro, uma sopa feita com pão tomate, cebola e manjericão temperada com azeite, sal e pimenta.
  • Bisteca a la Fiorentina, corte de carne bovina da raça Chianina, feita mal passada na brasa.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso